Consumo consciente: Custo x Benefício (Conscientious consumption: Cost vs. Benefit)

20 de março de 2013
Oi meninas, antes de qualquer coisa queria dizer que esse post não foi feito para julgar ninguém, até porque esse nunca foi (nem será) o intuito do blog, na verdade é mais um bate-papo descontraído para (porque não) tentar inspirar algumas de vocês.
Hoje, confesso morrendo de vergonha que eu sempre fui frequentadora de perfumarias principalmente por ser fã de makes baratinhas, sabe? Chegava a gastar algumas dezenas de realidades em uma única compra e sair com milhares de coisinhas que estavam enquadradas na categoria: "O preço tá legal, não vou usar no dia-a-dia, mas quem sabe um dia eu tente fazer algo diferente"! Até aí tudo bem, né? 
Acontece que acabava que às vezes eu nem se quer chegava a usar e 'puft' o prazo de validade vencia. Vamos combinar: dá muita dó ver aquilo que você investiu o seu suado dinheirinho indo para o lixo, né? Principalmente quando ainda está lacrado, isso aconteceu comigo algumas vezes, até que eu decidi reavaliar se valia realmente a pena 'investir' em itens baratinhos que dificilmente seriam usadas ao invés de comprar apenas o essencial de uma marca de melhor qualidade e preços “salgados” que seriam usados com mais frequência?
Eu não estou de maneira nenhuma tentando dizer que marcas mais baratas não prestam, aliás, tem três marcas que eu amo de paixão e que eu não troco por nada, são elas: Dailus, Vult e Maybelline, sabe por quê? Porque são a prova viva de que é sim possível encontrar coisas de boa qualidade a um precinho bem camarada.




Pensando em vocês, e em como virar o jogo e começar a consumir de forma consciente eu preparei um guia para quando necessitarem comprar/repor um item do nécessaire:

1. Compare valores entre o mais caro e o mais barato. Lembram que sua avó dizia: "O barato sai caro"! Se você não pode pagar pelo mais caro, opte pelo meio termo que pode acabar durando até cinco ou seis vezes mais do que o mais barato.

2. Qual vai ser a vida útil? Aspectos como fixação, quantidade e rendimento do produto devem ser levados em consideração. Mas lembre-se tamanho não é documento, dizem que nos menores frascos estão os piores venenos. 

3. Procure reviews. Sim, eu sei que muitas de vocês já devem ter visto blogueiras, vlogueiras e gurus comentando a respeito de um determinado produto, e acredite, não é algo feito ao acaso. Reviews são uma ótima opção para saber se o investimento valerá a pena.

4. Faça o test-drive. Se você tiver em dúvidas sobre a fixação e durabilidade do produto e tiver como testá-lo em uma perfumaria, melhor ainda. Uma dica é aplicar uma quantidade do produto no punho e esperar a evolução dele ao longo do dia, funciona super bem para lápis de olho e delineadores.

5. Encomende. Tá todo mundo cansado de saber que os preços altos de certos cosméticos são justificados pela quantidade absurda de juros praticada no país.  Ficar de olho em e-shops como a Global Maquiagens (que aceita encomendas e entrega com Frete Grátis) ajuda e muito!

6. Original o Réplica? Eis a questão. Mas vai depender muito do produto, existem bons pincéis que são réplicas e que apesar de serem bem mais baratos que os originais podem durar tanto quanto se forem bem cuidados. Se, por outro lado, você quer ter uma cor específica de batom que está na moda, às vezes sai muito mais barato comprar de cara o tal batom do que sair comprando 1929340404 “genéricos” até encontrar um tom parecido. 


Espero que esse post inspire algumas de vocês que assim como eu tava gastando suas moedinhas do jeito errado, e lembrem-se meninas: Quem poupa tem! Se você vive de mesada, converse com sua mãe sobre a possibilidade de comprar algum item que queira muito no cartão dela, assim, você evita ter de gastar toda sua grana de uma vez só e pode ficar pagando as parcelas para ela. 

Espero que tenham curtido o post. E aí meninas, vamos repensar??
Comentários no Facebook
7 Comentários no Blogger

7 comentários:

  1. Adorei seu post, ele caiu como uma luva para mim, bem eu admito que tenho esse hábito de meio que comprar por impulso, só porque tá um preço legal, ou que é bonito, e depois a gente vê a prejuízo.
    Eu tô tentando o máximo me policiar cada vez mais com o dinheiro, pois afinal, tem tantas outras coisas que a gente pode usar em vez de comprar produtos que vão para o lixo ou para o fundo da gaveta né?
    Adorei seu post, e sobre as marcas que você citou, eu curto todas, e uma marca baratinha mas ótima que eu adoro é a Fenzza...as sombras dela tem uma pigmentação incrível!
    Parabéns pelo blog flor, muito lindo! *-*

    Beijocas :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Perfeito post flor, acredito que sabendo pesquisar com calma e com informações que obtemos na blogosfera mesmo iremos encontrar produtos muito bons e com preços mais em conta.
    Adoraria ter milhões de maquiagens importadas, mas a minha realidade não me permite.
    Então, não compro um produto importado só porque todo mundo tem e sim porque é justamente o produto e a qualidade que eu espero.
    Maaais consciência e menos impulsividade para tudo na vida, não só para o consumismo.

    Beijos da Nathy'
    http://estoumeaprontando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá gatona, Ja estou seguindo seu blog =)
    Que é uma graça, te convido a conheçer o meu
    se possivel seguir tbm =) ficaria Grata =)
    Muitos Beijos e sucesso!
    qualquer ajuda,que precisar pode me chamar
    Ficarei feliz em ajudar!

    http://timerosa.blogspot.com.br/


    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas.


    Seguindo aqui.
    Beijos, Mari ✻
    。◕‿◕。
    xoxoxxoxoxoxo
    http://futuraindependente.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/futuraindependente

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Pensar primeiro em qualidade, não quantidade :). Com certeza estou te seguindo. Poderia me retribuir seguindo o meu blog tb? ficarei muito feliz com seu carinho. Beijos

    http://sweetgaabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Passando para prestigiar o seu cantinho. Super amei as dicas, concordo contigo e sinceramente a primeira coisa que eu faço antes de comprar um produto é correr para ver as resenhas. rs. Parabéns pelo blog!!

    Beijokas!!

    http://lucyemascarenhas13.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Tá super certa! Eu não sou fã de comprar (nem posso né) essas makes caras e importaas, então sempre busco opções boas nacionais e, de maneira alguma, saio perdendo. Adorei o post!

    Beijão!
    www.cinefilandobr.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome