03 março 2013

Perguntas Frequentes: Sobre Tatuagens (FAQ: About Tatoos)


Oi meninas, se tem uma coisa que eu tenho certeza que vocês não sabem sobre mim é que amo tatuagens e tenho quatro dessas lindas.

Fotos: Acervo Pessoal
Cada uma delas feita em uma época diferente e representa um pedacinho de minha história, afinal de contas, não é à toa que dizem que: Cada desenho na pele é uma marca na alma! A minha primeira tatoo foi as três estrelinhas atrás da orelha eu fiz aos 18 anos e acreditem: foi meu pai quem me levou pra fazer. A ideia original era fazer só o contorno mesmo, mas 7 anos depois eu resolvi pintar. A segunda foi à fada Sininho minha personagem preferida da Disney na panturrilha, a ideia era fazer o Peter Pan na outra perna, mas, ainda não rolou grana para isso. A terceira foi a frase 'Only You' na crista ilíaca e a quarta foi o Símbolo da Reciclagem na parte posterior do pescoço.

É claro que houve uma época que tatuagens eram usadas quase que exclusivamente por presidiários, membros de gangues ou, na melhor das hipóteses, por marinheiros que as faziam nos vários portos em que atracavam. Hoje em dia, principalmente nos grandes centros urbanos, as tatuagens já são utilizadas como meros adornos, inclusive entre classes bastante prestigiadas na sociedade como, por exemplo, atletas e artistas, dentre outros. 
Quando eu ando por aí, eu vejo que existem muitas meninas que morrem de vontade de ter uma tatoo e que ao mesmo tempo tem uma porção de dúvidas a respeito do assunto e o post de hoje tem a intenção de responder as dúvidas mais frequentes. Vamos lá?

Fazer tatuagem dói?
Então, dói sim! Tatuagem é considerada pela medicina como uma queimadura de primeiro grau e dependendo do lugar que você pretende fazer pode doer mais ou menos. Os lugares que são comumente listados como os que mais doem são: costelas, mãos e pés, joelhos, cotovelos e tríceps. E os que menos doem são: coxas, ombros, costas, panturrilhas, bumbum e bíceps.

Vale a pena ter uma tatuagem?
Vai depender muito do que você pretende para seu futuro. Se quiser seguir alguma carreira no meio jurídico ou na polícia não é legal fazer. É uma questão de bom senso.

Que cuidados devo ter ao fazer uma tatuagem?
Na verdade os cuidados devem começar bem antes, mas precisamente na escolha do estúdio. Você deve verificar se o estúdio tem o alvará da ANVISA, se usam técnicas de assepsia corretas (se o tatuador usa luvas e se os materiais são descartáveis, por exemplo), se existe uma estufa no lugar. Logo em seguida você deve tomar muito cuidado ao escolher o desenho, NUNCA faça um desenho ou uma frase porque está na moda. Tatuagem é definitivo, a moda passa e a tatuagem e o arrependimento ficam para sempre. Depois que fez a tatoo é recomendado usar pomada para queimadura (frequentemente os tatuadores recomendam o Bepantol), passar protetor solar para não desbotar e não tirar a casquinha.

Posso ser excluído de um concurso público por ter tatuagem?
A princípio não, porque o uso da tatuagem já faz parte de nossa cultura. Você deve atentar-se para o edital.  Alguns concursos, como os da Polícia exigem que a tatuagem seja coberta quando o candidato estiver usando o fardamento, excluindo apenas candidatos que possuem tatuagens no rosto ou em membros inteiros uma vez que esse tipo de comportamento foge em muito daquilo que normalmente acontece, podendo denotar, algum desvio de personalidade.

Que tipo de tatuagens NÃO devo fazer?
Você pode fazer a tatuagem que quiser, mas em alguns casos deverá pensar muito bem antes, são elas: as tatoos que estão na moda (quando essas não tem nenhum tipo de significado para você) ou nome de namorado, até porque namoros terminam (não que eu esteja jogando praga, mas acontece). Meu tatuador disse que gente que faz esse tipo de tatuagem tem mil vezes mais chances de se arrepender e é um cliente que volta depois (pra cobrir).

Quanto custa?
Vai depender do tamanho e da complexidade do desenho. O preço mínimo gira em torno de R$45,00. Mas para tirar a laser a seção custa cerca de R$600,00 por isso é muito importante ter certeza que não vai se arrepender.

E aí meninas, vocês já tem tatoo? Fariam? O que gostariam de fazer? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto?

8 comentários:

  1. Super bom esse seu post, realmente é bem explicativo e tirou umas duvidas minha, mesmo eu não tendo planos para fazer tatuagem hahaha

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amei a tatto da nuca!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de saber um pouco mais sobre isso. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei das suas tatuagens, eu não sei se teria coragem de fazer, mais acho lindo tatuagens bem delicadas, sabe? Gostei do post ^^

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã de tatuagens!
    Tenho algumas e cada uma assim como as suas representa um pouco de algo que foi importante para eu nunca mais esquecer. ;)
    Parabéns pelo Post.

    Super Beijo!!!!

    http://www.blogmodaeestilo.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho tatuagens a coisa mais linda *-* Acho que não faria, pois costumo me arrepender de quase tudo que eu faço auhaueh u_u
    Amei suas tatoos, bem criativas, inclusive a do símbolo da reciclagem. Porque você escolheu ele ? u_u
    O post foi ótimo, tirou mitas duvidas minhas e da minha mãe, que também á afim de fazer uma tatoo ><
    Beijos :3
    http://garotasatrevidas-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter esclarecido suas dúvidas. Flor, o símbolo da reciclagem tá ligado com a fase de renovação que todo mundo passa de tempos e tempos, fechamentos de ciclos e o ato de reinventar-se depois de um golpe por maior que seja ele.

      Excluir
  7. Ain... morro de vontade de fazer mas morro de medo tb... hehehe
    Acho que muita gente é assim né???
    Beijão querida e obriagda pela visita ao blog!!
    Carol
    www.donalollaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?