Dicas para blogueiras - Básicos (Tips for bloggers - Basic)

28 de agosto de 2013
Há algum tempo eu fiz um post chamado: 5 pecados cometidos por blogueiras iniciantes, que acabou gerando uma certa polêmica. Enquanto alguns blogueiros e blogueiras não só disseram gostar, como me apoiar no que eu disse, outros me condenaram por estar mostrando 'falhas' sem dar sugestões de como poderia ser corrigido (masoq??). Então, em uma tentativa de agradar a gregos e troianos eu vim aqui hoje trazer dicas para blogueiros (e pra quem pensa em se tornar um em breve), então vamos por partes.

Foto: Weit

#  Criando seu blog

Antes de tudo você tem de definir:
1. Temas a serem abordados e público alvo;
2. Um nome que se encaixe no conteúdo (é bacana lembrar que quanto mais simples o nome for mais fácil vai ficar de 'decorar' e do seu leitor voltar várias vezes; 
3. Adeque a sua escrita e linguagem ao seu público alvo. Não adianta eu tentar falar da BOVESPA num blog voltado ao público adolescente... Entendeu, né?

A Hora 'D'
Depois de confirmada a checklist acima chegou a hora de criar o blog propriamente dito. Você pode criar seu blog usando o Blogspot/Blogger ou Wordpress (são as duas plataformas mais usadas) em nenhuma delas você vai pagar nada para criar seu blog. É super fácil, basta seguir o passo a passo e em alguns minutos está pronto. ;)

# Importância da Identidade Visual / Layout

Lembram daquela história de que: "A primeira impressão é a que fica"? Então, é válida nos blogs também. Se você tem um blog com aspecto bagunçado onde o leitor tem uma certa dificuldade para encontrar as coisas, você vai perder visitas. Se as imagens são muito pesadas e demora a carregar, os leitores não vão voltar...  Se você muda constantemente seu layout/template* o leitor não vai conseguir lembrar de você. Tente criar uma logomarca ou um layout bacaninha, se você não tem grana para investir 'de cara' comece usando alguns layouts gratuitos. 

Onde conseguir seu layout gratuito

Onde encomendar seu layout exclusivo

*O valor de um trabalho feito por um webdesign profissional pode custar entre R$300 e R$2 mil para os mais 'famosos', se você optar por algo mais com a sua cara, tente não ver como gasto e sim como um investimento à longo prazo.

# Seja criativo! Fuja do Ctrl+C, Ctrl + V

Tente criar seu próprio conteúdo. Você pode falar dos babados que estão rolando com seus artistas preferidos? Pode sim, ué.  Mas nada de se limitar ao  Ctrl+C, Ctrl + V do que você lê em sites de fofoca, dê sua opinião. Afinal, ninguém vai ficar vindo no seu blog pra ler o que já viu no Ego, R7, OFuxico... Tente inovar. Sua cantora favorita lançou um clipe novo que todos estão falando? Porque ao invés de falar do tal clipe também você não tenta falar do look usado ou mostrar como reproduz o penteado ou make?? Nesse ramo a criatividade conta bastante.

#Dedique-se

Mesmo que você não disponha de horas e horas livres para se dedicar, tente sempre fazer o seu melhor. Sabe aquela sensação de ver o post no ar e pensar: "Nossa, dessa vez eu me superei. Ficou muito bacana!" Então, é basicamente assim que tem de ser. Óbvio que talvez você olhe para o mesmo post daqui alguns meses de pense: "Eu podia ter feito melhor..." pois vocês estará evoluindo, mas para aquele momento aquilo era o seu melhor... Entenderam??

#Mostre sua 'cara'

Se você não gosta da tendência X, ou acha que o look Y que é super badalado e está mega na moda não combina com você... Beleza, você não precisa usar. Mas nunca tente ser o que não é pra ganhar atenção/ibope. Aos poucos suas escolhas vão mostrando sua essência e os leitores descobrindo quem você é de verdade. Não seja maria vai com as outras, seja autêntico. Combinado?

# Crie uma rede de blogs amigos

Você já deve ter prestado atenção que muitos blogs, inclusive o Trilouca.com, possui o Blogroll que nada mais é do que uma lista de blogs amigos com conteúdo relacionado, serve como uma indicação para leitores, algo do tipo 'Você poderá gostar também do blog de fulano...'! Entenderam? A parceria entre blogs pode acontecer aos poucos, conforme você vai visitando e conhecendo outros blogs, ou como uma forma de recrutamento como está acontecendo aqui no blog.

Espero que esse post tenha ajudado vocês. Se gostaram, comentem... Se não gostaram, comentem também, afinal, toda crítica - construtiva - é válida! Logo, logo estarei trazendo outros posts como esse aqui para vocês. Fiquem ligadas!
Comentários no Facebook
8 Comentários no Blogger

8 comentários:

  1. Muito boa as dicas, eu faço tudo mas sou muito preguisosa kkk tenho um monte de coisas pra fazer pro blog, mas sempre fico adiando...

    Pancakes and Rock - Seu Blog de Moda, Beleza e Entretenimento Alternativo no Tocantins!
    Pancakes and Rock - no Facebook

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Demara, pelo menos assim, gregos e troianos vão se dar "bem" rs. Mas acredito que agora todos tenham se convencido e que você tenha ajudado a todos agora rs.
    Beijos
    http://eaimarry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo essas dicas! São essenciais para os blogueiros que estão começando e aqueles que são antigos e mesmo assim cometem erros! Sempre aprendo mais um pouco quando vejo esse tipo de post. Lendo agora, vou fazer o meu blogroll também!

    Beijoooooooks
    http://moda-teensworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por me citar no post !

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Óooootimas dicas!!!! A melhor delas é a autenticidade! ;) BJOS!

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dicas simples, mas valiosas!

    ❥ http://umaquestaodeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, ainda mais pra quem tá começando agr como eu! rs.

    Bjãao!
    http://www.meuamigoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aww gente, estou na página 'blogroll' <3
    Obrigada pela atenção, mais ainda, obrigada pelas dicas, até para quem não é tão novato assim, pode nos ajudar em certos momentos! HAHA!

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome