Dicas para blogueiras: Fotografia (Tips for bloggers: Photography)

25 de outubro de 2013
Bem lá no comecinho do blog eu fiz um post falando  das dificuldades que eu tinha para tirar fotos bonitas com aparência profissional para ilustrar as reviews que eu faço e da 'solução' que meu namorado e eu havíamos encontrado para o problema que seria a criação de um Mini Estúdio de Fotografia (D.I.Y. aqui ó), porém, a solução foi apenas temporária já que deixou de atender minhas necessidades bem rápido. A cada novo post eu testava várias maneiras diferentes até que cheguei a que uso hoje aqui no blog e pensando em muitas blogueiras (sejam iniciantes ou  não) que tenham o mesmo problema que eu tive eu decidi fazer um post esclarecendo as principais dúvidas sobre isso. Prometo desvendar todos os mitos e dar muitas dicas úteis para vocês... Bora lá??


1. Preciso de equipamento profissional para tirar fotos?

Não. Isso é um mito que alguém criou sabe-se lá por que motivo. Desde o começo do blog eu uso uma câmera que eu já tinha em casa, minha Nikon Colpix L10, ou seja uma compacta sem foco automático e que tem muitas aplicações úteis que transformam completamente seus meros 6 mega pixels, e agora uso também meu celular um Samsung Galaxy Ace Duos a qualidade das fotos dele é bem semelhante à da minha câmera, mas ele tem o tal foco automático e não tem flash, ou seja, é perfeito para fotos ao ar livre onde existe ma iluminação natural bacana. E quer saber, os dois tem me servido muito bem, obrigada.

2. Como devo tirar fotos que serão usadas em Reviews??

Reviews ou resenhas são modalidades de post em que você dá a sua opinião sobre um determinado produto ou marca, podem ser remunerados ou espontâneos, mas o foco das fotos deve ser o produto em questão. Tá certo que aquele seu porta retrato novo é uma graça, mas se ele vai ofuscar completamente o brilho daquele delineador bapho que a assessoria da marcar 'Y' te mandou para testar é melhor dar um jeito que ele não apareça no plano de fundo da foto. Para evitar esse tipo de situação EU uso o fundo infinito.

3. O que é o fundo infinito? Posso reproduzir em casa?

O fundo infinito é a principal característica de um estúdio fotográfico, tem a função de manter o foco da foto no objeto, destacá-lo e ainda dá ao fotógrafo plenos poderes de controlar a iluminação. Ele pode ser reproduzido facilmente em casa e com materiais que todo mundo tem. O meu é bem caseiro e feito no melhor estilo 'é tudo improviso':


Eu utilizo papel crepom (só porque é barato, prático e fácil de encontrar em vária cores, mas vocês podem usar tecido, papel color7, papel cartão, papel de scrapbook e tudo mais que a imaginação de vocês permitir.) que eu prendo na parede com fita adesiva (usei fita isolante na foto para vocês poderem visualizar direitinho) e uma luminária. E 'tcharam' é só posicionar a câmera e fazer a mágica fazer o click!

4. Devo editar até mesmo as imagens que tiro usando o fundo infinito??

Então, vai de blogueiro para blogueiro eu acabo sempre (sempre mesmo) editando todas as imagens nem que seja para pôr a marca d'água do blog. Mas como uma boa design gráfica tenho de avisar que não existe foto pronta, sempre existe um filtro, uma action ou um efeito qualquer que possa deixar uma foto boa melhor ainda, ou seja, vocês não tem como errar editando uma imagem. Para terem uma ideia, vou usar a foto que tirei ali em cima para vocês verem como muda bastante.


Viu só, muda bastante. Acaba valendo super à pena os minutos investidos em edição, porque o resultado, modéstia à parte, é sempre assim: incrível!

5. Como edito as imagens??

Eu, utilizo o Adobe Photoshop CS (uma versão bem antiguinha, já existem outras bem atuais) mas que roda super bem no meu notebook e nunca me deixa na mão. É uma versão demo então nem dá pra encontrar fácil na internet, mas vocês podem usar a versão online dele (aqui) que quebra um galho e tanto ou até mesmo o famoso Pic Monkey que muitas blogueiras usam e recomendam.

Era isso que eu queria dividir com vocês. Gostaram do post? Ajudou vocês? Como vocês tiram as fotos que usam no blog?
Comentários no Facebook
16 Comentários no Blogger

16 comentários:

  1. Nossa muito bacana essa dicas! Dá pra fazer com qualquer máquina! Amei o fundo infinito caseiro, rs.

    www.keepantenados.com

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAAH Demara, amei muito bom o post. *-*
    Em breve farei DIY sim rs.
    Parabém, me ajudou até com algumas duvidas rs.
    Beijos
    http://www.eaimarry.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas, gata!
    Beijos e bom final de semana =)
    www.byhoradoblush.com.br
    Instagram:@belamatuliones

    ResponderExcluir
  4. Eu também uso fundo infinito, Dé, mas prefiro usar tecido, porque não amassa e não marca que nem o papel... e se amassar é só passar que está lindo! eu acho bem melhor. No começo eu fazia com papel de presente, mas era meio que descartável, porque até a próxima vez que fosse usar, já era! Custa um pouco mais comprar tecido ao invés de papel, mas você usa quantas vezes quiser, então, vale a pena! ;)

    Beijos, amo posts de dicas!!! ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu acho que foto é mais inspiração do que equipamento excelente. É claro que uma boa máquina faz muito por você, porém se vc não tiver a imaginação as suas fotos nunca serão excelentes.
    Eu adoro as suas fotos e fico feliz de saber que ela é tirada com uma máquina acessível. ^^
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas, estou tentando melhorar a qualidade das minhas fotos, estou usando um fundo branco, ache que fica melhor iluminado sabe
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Boas dicas... vai ajudar muitas garotas :)

    www.bybiancaconde.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que dicas ótimas essas! Adorei, super uteis.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.... vim aqui e adorei o blog muita coisa boa por aqui, já estou te seguindo, faço um convite pra você conhecer o meu blog se gostar e quiser me seguir ficarei muito feliz, fique com Deus beijos.
    passando pra desejar um otimo domingo!!

    www.gostandodavida.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, sempre uso algum local pra fotos que não chame atenção e sim pro produto ou algo assim... gostei da ideia do papel crepom! Adoro editar tb, nem se seja pra colocar uma bordinha e a marca do blog, é essencial..hehehe... bj

    http://primaverafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Demara eu simplesmente amei esse seu post!!! Ainda encontro certa dificuldade a hora de fotografar para o blog. Em algumas eu uso a cartolina branca, mas gostei desse fundo diferente. Vou começar a usar outras cores rs
    Beijo!

    P.S: Comprei o esmalte Viúva Negra que me indicou em uma TAG e logo vou usá-lo e responde-la também ;-)

    Leidi Sampaio
    Encantada por Esmaltes

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post! Dicas maravilhoooooooosas!!!
    Parabens pelo blog, linda! Tá arrasando sempre!
    Obrigada pelo recadinho lá no meu post, fico muito feliz em saber que agradou! haha
    Super beijo ♥

    http://agorasoulinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. ótimas dicas, as fotos são muito importantes para o blog!!

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  14. Florzinha,
    Amei as dicas do seu bloguinho. Parabéns!!!
    Bjim freskinho
    Miry Rodrigues
    Blog: http://freskurinhasdemiry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas, são sempre uteis. Adoro essas de ''improvisar'' o cenario da foto!
    Aguardo sua visitinha.
    Um beijo.
    http://www.spaziobeaute.com/

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post, gostei muito! Também uso o fundo infinito na maioria das fotos que posto no blog. E acabo editando quase todas para fazer alguns ajustes e arrumá-las no tamanho adequado.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome