02 dezembro 2013

Dicas para blogueiras: Criando um blog '.com' (Tips for Bloggers: Creating a '.com' blog)

Quando eu decidi começar o Trilouca eu sabia que queria um blog com cara de profissional, por mais que eu tenha começado com um Layout Free eu já queria começar com um domínio '.com', porque eu acho que dar um ar de mais profissional, sabe?

O único problema é que eu sou formada em Biologia, ou seja, não entendo muito de informática e talz, mesmo tendo feito curso de Design Gráfico. Fiz orçamento com alguns Web Designs e honestamente, eu teria de vender um rim no mercado negro para poder arcar com os valores que me passaram, daí descartei a hipótese, mas não completamente... Eu decidi que como quase tudo eu mesma iria fazer, dando a cara a tapa, sujeita a erros e acertos e lá se fui eu na saga. A dica de hoje é: Como usar seu domínio personalizado no Blogger sem pagar hospedagem.


#1. Antes de tudo: você vai precisar ter seu blog criado. Eu não vou explicar aqui, mas caso deseje um passo a passo de como criar seu blog clique aqui. Agora que você já tem seu endereço na internet (O meu, eu criei no Blogspot, como a maioria de vocês) eu ensino como converter o 'www.trilouca..blogspot.com' (no meu caso) para o '.com', '.com.br', '.net'... (Dica: O nome que você usar no servidor não precisa ser o mesmo do domínio.)

#2. Registre seu domínio: Como essa é a parte principal do seu blog é legal que escolha um 'host' responsável, que não viva dando bugs e que te ofereça serviços como redirecionamento de e-mails sem custo adicional. O meu eu registrei no UolHost que tem tudo isso que eu mencionei e mais um pouco. Além disso, é super em conta você só paga um valor fixo (R$19,90 no meu caso) por ano, sem mensalidades. Ou seja, se o seu blog não for tão visitado quanto deseja você não vai falir pagando domínio. Agora que você já está com seu domínio registrado, pago e liberado chegou a hora de passar para o próximo passo.


#3. Hora de configurar eu domínio: Para isso é necessário que mantenha o Painel de Controle do Blogger e o do seu domínio abertos em abas/janelas diferentes. (Vamos supor que você esteja usando o UolHost, mas acredito que em outros servidores não deve ser tão diferente assim). Acesse a aba do painel de controle do seu domínio clique em Domínios > Gerencias (Zona DNS). Vai aparecer uma janela semelhante à abaixo (porém não vai estar preenchida ainda). Vamos começar a preencher, né?


Na coluna TIPO coloque 'CNAME' , na coluna ENTRADA coloque 'www' e na coluna VALOR coloque 'ghs.google.com' (acreditem, esse é o segredo), aí é só clicar em criar. (Dica: Ainda não feche a aba/janela porque você pode precisar corrigir algo caso não funcione.)

#4. Volte ao painel de controle do Blogger clique em Configurações. Na Área publicações clique em +Adcionar um domínio personalizado. Deve aparecer algo semelhante à imagem abaixo:


Daí é só digitar o nome que escolheu para seu domínio onde indicado na imagem e clicar em 'Salvar'. Se você tiver feito tudo certinho vai aparecer a mensagem As definições foram salvas com sucesso. Depois de salvar as alterações com sucesso clique em Visualizar Blog para ver seu blog no novo endereço.  (Dica: Às vezes o redirecionamento pode demorar um pouco da primeira vez, principalmente se seu site já tiver muitos posts. Espere um tempo e tente novamente. Deu certo?

Diz aí, gostaram da dica? Já possuem seu domínio personalizado? Já usaram a UolHost? Este tutorial foi útil?


10 comentários:

  1. Eu já enrolo pra fazer isso a taaaanto tempo, Dé...
    Só me falta vergonha na cara!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Bem legal seu post. Ajuda bastante quem está começando. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei as dicas, sofri muito pra instalar o meus rs.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho que fazer isso urgente lá no blog! kkkk
    Arrasou no post, linda! Como sempre né, :P
    Obrigada por ter visitado o meu cantinho e deixado um comentário TÃO fofo! AMEI de verdadeee ♥
    Super beijo

    http://agorasoulinda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ensina a colocar slides como o seu!!!! ♥
    http://www.mininamulher.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Sandy que vou ensinar sim... Já até comecei a preparar o tuto! ;)

      Excluir
  6. Olá Demara!!!

    Excelentes dicas

    Eu criei um site/comunidade onde blogueiras e escritoras podem se cadastrar e postar suas dicas... espero ver você por lá ;)

    https://ficarbonita.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Demara

    Excelente Tutorial!!! Já que mencionou que usa a UOL Host gostaria de convidá-la a compartilhar sua experiência com a hospedagem de sites deles acessando: https://hospedagenspro.com/uol-host-opinioes/

    Ajude-nos a criar um ranking com as melhores hospedagem de sites na Web

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?