11 fevereiro 2014

Dicas para Blogueiras: FAQ sobre Parcerias com Lojas (Tips for Bloggers: FAQ Partnerships Shops)

Exitem duas formas básicas de gerar receita (monetizar) com o seu blog: Parcerias (feita com lojas e/ou empresas) e Programas de Afiliados. Apesar de funcionarem de maneira bastante parecidas elas se destingem nos detalhes. O post de hoje vai tratar mais especificamente da Parceria, e a nossa missão 'hoje' é te fazer entender o que é, como conseguir  e ajudar a desvendar Mitos e Verdades sobre o assunto. 


Para começar você tem que saber que Parceria trata da união de dois lados com um objetivo final em comum, este tal 'objetivo final' gera direitos e deveres para ambas as partes. Ou seja, você tem um blog (ferramenta de Marketing) e a empresa (ou loja) necessita (ou deseja) ampliar o alcance de sua marca, para isso ela te propõe um acordo onde deixa claro seus direitos (sobre produtos para resenha, ganhos e tudo mais) e seus deveres (no caso, divulgar a marca através de posts publicitários, resenhas...). Deu pra entender?

Agora que vocês já entenderam o que é parceria, vamos ao FAQ.

1. Consegui parceria com uma famosa marca de Cosméticos, isso quer dizer que vão me mandar produtos pra testar?

Nem sempre. Vai depender do que está descrito no Programa de Parceria da empresa em questão. Na maioria dos casos, você só receberá produtos para testar e fazer resenhas em dois casos: Se a marca estiver lançando um produto novo e o público alvo coincida com o do teu blog/site ou se o seu blog tiver um desempenho muito (mas muito) bom diante as vendas da empresa.

2. Agora que eu fechei parceria com a Loja X todo mês eles vão me enviar dinheiro.

Falso. Para você ganhar dinheiro com parceria o seu blog deve gerar vendas, o seu ganho será calculado sobre o montante final vendido a cada mês. É um pouco difícil demonstrar isso na prática, através de exemplo, por que cada loja tem um valor de comissão específico e como eu disse esse valor final é calculado sobre o montante final das vendas geradas através do seu blog.

3. Após firmada a parceria minha única obrigação é pôr o banner da marca no blog e esperar que as coisas aconteçam.

Falso. Tá maluca guria? Você até pode pensar assim, mas esperar que as coisas caiam do céu, mas na grande maioria das vezes essa postura  não é a melhor de agir. Você tem de divulgar a loja/empresa através do link pessoal que te disponibilizaram OU deixar bem claro para seus leitores que eles vão ter tantos porcento de desconto na Loja Z se comprarem usando o seu código de desconto. Mais uma vez, pra fixarem: Quanto mais vendas gerarem mais vocês ganham!

4. O meu blog é sobre moda, eu posso fazer parceria com uma empresa de Games?

Até pode, mas a probabilidade de gerar receita vai ser bem pequena. O ideal é firmar parcerias com empresas do mesmo nicho e que tenham o mesmo público alvo que o seu. 

5. Como eu sei que é legal aceitar a parceria proposta por determinada marca.

Como eu disse no item anterior você deve antes de tudo analisar se seu blog e a marca tem o mesmo público alvo. Depois deve fazer uma análise rápida do seu público alvo e dos valores cobrados pela  loja. Sim, isso é MUITO importante, principalmente pra não ficar queimado com a empresa. Pensa comigo: Se a maior parte dos seus leitores tiverem menos de 18 anos a probabilidade deles poderem gastar R$200 numa bolsa é muito pequena, você não vai gerar vendas e vai acabar sendo cortado do programa pela empresa e isso não é legal. 

Eu deixei por último a pegunta que não quer calar e que é feita por 10 entre 10 blogueiras, sejam iniciantes ou não, que procuram parceria para o blog.

Qual a melhor maneira de conseguir parcerias?

Antes de tudo você deve: 1. Garantir que seu blog seja constantemente atualizado com conteúdo relevante, 2. Faça as empresas te verem. Tá fazendo um post sobre bolsas, por exemplo, então que tal além de pôr imagens do produto pôr os links das lojas as quais você 'tirou' as fotos? Feito tudo isso você pode também ir nos sites de empresas e no Formulário de Contato deixa um recadinho bem fofo, mas não muito, falando que gosta da marca e que gostaria de estar divulgando no seu blog. Você também pode acrescentar os números do seu blog para tornar mais atrativo. (Dica de Ouro: Algumas empresas tem um perfil de blog/site previamente definido para que eles se sintam seguros em 'anunciar' com você, e os pré-requisitos são: Ter no mínimo 300 seguidores no Google Friend Conect, possuir perfil no Twitter, possuir uma Fun Page do blog ou site, receber no mínimo 10 comentários por post e ter no mínimo 1k de visitas por dia. Lógico que se você tem tudo isso e mais é legal que você mostre para a empresa.

Espero que vocês tenham gostado do post, desculpa por ele ter ficado um pouco grande, mas eu queria passar pra vocês tudo certinho e bem explicadinho para que não restassem dúvidas. Mas, se você tem alguma dúvida sobre parceria que não foi respondida aqui no post deixa nos comentários que eu respondo cada uma depois. 

Diz aí: Gosta dos posts da categoria 'Dicas para Blogueiras'? Algum post dessa categoria já te ajudou? Esse post foi útil para você? 

4 comentários:

  1. muito bom, adorei, tem blogueira que acha que é fácil conseguir parcerias, mas não é, principalmente no inicio ! Mas com foco chegamos lá õ// beijos <3

    www.dormindoforadecasa.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todas as suas dicas, parabéns pelo post!!
    Beijos
    http://www.entendademoda.com.br/2014/02/look-back-to-school.html

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse teu post de parcerias! Super dicas mesmo! Às vezes eu penso em procurar algumas pro estilo do meu blog que é literário, mas precisa de um esforço e tempo que eu não posso dedicar, infelizmente! :(

    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu post, eu fiz algo parecido mas não respondi essas questões.

    www.rockcomluxo.com
    www.instagram.com/rockcomluxo

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?