13 maio 2014

Porque lavar / higienizar pincéis?? (Why wash make up brushes ??)

Sabe aquela espinha que você nunca teve e que de repente começou a aparecer cada vez com mais frequência? Sabia que pode ser o resultado de pincéis sujos ou mal higienizados...
Isso acontece porque pinceis sujos só servem para acumular bactérias que vão ser repassadas para sua pele na próxima maquiagem e que podem acabar obstruindo um poro e se transfomando nas 'benditas' espinhas. Um pincel de qualidade, é caro e por isso mesmo deve ser lavado com frequência para aumentar a vida útil dos bonitos. Além do mais quem nunca acabou ferrando uma make, quando estava super ultra mega atrasada, só porque ele estava sujo com a cor usada anteriormente e teve que dar um truque? Para evitar como esses é essencial mantê-los limpos. Lavar pincel não deve ser considerado como chato, pode sim até ser terapêutico se você tiver vários, né?

São liberados:

  • Sabonete anti bacteriano: Por motivo óbvio já que ajuda na remoção de bactérias.
  • Álcool: Principalmente é pincéis de pele, por serem mais 'gordinhos', eles acumulam mais resíduos e são mais difíceis de manter 'okay' sem esse cuidado.
  • Shampoo neutro (Ex:Jhonson & Jhonson): Limpa profundamente, remove a sujeira, as bactérias e de quebra não danifica as cerdas.

Evite usar:

  • Detergentes comuns: Dependendo do tipo, pode causar alergia na próxima vez que você usar o pincel. Na dúvida, melhor não arriscar.
  • Condicionador: Dizem que ele ajuda a deixar as cerdas mais macias, mas não passa de MITO. Isso mesmo, o uso do produto durante a higienização deixa as cerdas mais frágeis.
  • Soluções demaquilantes: Vai remover a sujeira apenas superficialmente dando a falsa impressão de que está limpo.
  • Secador de cabelos: Para evitar que a madeira e as cerdas fiquem bem secas o ideal é abrir mão do secador de cabelos que pode danificar as cerdas e optar por deixa-los alinhados sob uma toalha de um dia para o outro para quem sequem ao natural.
Recomenda-se que essa higienização ocorra no mínimo a cada 7 dias para maquiadores profissionais, para uso doméstico o prazo pode se estender  um pouco mais de acordo com seu uso, não devendo passar de 15 ou 20 dias no máximo
Se você não sabe como fazer a limpeza adequada de seus pinceis, aqui tem um vídeo da Gi mostrando como fazer. #dicadatri

Bora deixar de preguiça e ir lá lavar nossos pinceis? Como você faz a higienização dos seus? Com que frequência?

Um comentário:

  1. Sou muito relaxada com meus pinceis, mas é muita coisa que mulher tem a fazer né? não lavo os meus ja vai fazer 1 ano! hsauidhaiu --' agora nas férias de junho pretendo lava-los. kkkkkk beijoo

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?