25 junho 2014

Profissão Blogueira - Jabá?? Não, obrigada!! (Job Blogger - Advertising ?? No, thanks!!)

Há algum tempo, em entrevista para o Garotas Estúpidas, a blogueira australina Jessica Stein (@tuulavintage) revelou se preocupar tanto com o meio ambiente que não aceita jabá.
Para quem não sabe 'jabá' é o nome que recebe uma famosa estratégia de marketing e que se aplica a vários ramos, não só a blogs. Funciona assim: O blogueiro recebe um produto (ou dinheiro, ou outro prêmio) e um 'release' de uma marca X, daí ele posta o texto exatamente como fornecido, sem exprimir suas reais opiniões e sem avisar aos leitores ou informar que trata-se de um texto publicitário.
A atitude da moça, apesar de parecer meio despretensiosa e desinteressada mostra grande preocupação com seus leitores o que torna sua imagem mais confiável perante eles e como efeito disso deixa-os cada vez mais engajados.

Foto: Reprodução
Há quem diga que a atitude da moça trata-se de um 'jogo de marketing', confesso que não sei se acredito muito isso, já que ela já reconhecida mundialmente e talz, será que valeria a pena correr o risco de riscar sua própria imagem assim?

Quando é Okay aceitar Jabá...

1.Quando você deixa claro, previamente, para a empresa que vende espaço publicitário e NÃO a sua opinião.

2.Quando você avisa em algum lugar da postagem que trata-se de um texto publicitário, assim a sua credibilidade perante suas leitoras não mudará.

3.Quando você realmente se identifica com a marca, produto e não tem nenhum problema em indicar.

4. Quando você já usa o produto, ou já conhece a marca e gosta de verdade.

Quando NÃO é Okay aceitar Jabá...

1.Quando você acha que o produto não tem nada a ver com você, seu estilo e/ou seu público.

2.Quando você não conseguir se sentir à vontade para falar naturalmente da marca ou do produto.

3.Quando você acha que pode afetar de maneira negativa seu nome (sua marca), afinal você trabalhou muito para firmar seu nome no mercado, né?

4.Quando você acha que o seu nome pode acabar se sobre saindo em relação à marca ou produto.

Diz aí: O que acha da atitude de Jéssica em não aceitar mimos de empresas? Acha plausível os motivos mostrados aqui para aceitar e não aceitar jabá? Tem mais algum motivo que acha justo e que não foi listado? E você, recebe 'jabá'???

14 comentários:

  1. Não acho que seja mentira dela. Pode parecer só porque "todas" as blogueiras recebem qualquer produto sem se preocupar com nada, só quer saber de receber isso e aquilo, ter uma parceria e blá! Eu defendo as marcas cruelty free no meu blog, isso significa que não aceito produtos de marcas que testam em animais. Divulgo apenas marcas que não testam porque eu uso apenas essas marcas, não vou vender a minha opinião no blog sendo que eu acho errado sabe? Ela está certíssima, e admiro muito essa blogueira por isso! Como eu disse: ela não pensa apenas em dinheiro, produtos e parcerias como a maioria das blogueiras fazem... Adorei seu post! Beijos.

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo, se uma blogueira nem indica o produto para suas leitoras sem nem usar ela não merece nenhuma confiança né?
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dê!
    Não sei o que é jabá. Nunca recebi nada por nada. Brincadeira. Mas sério, é bem dificil eu receeber algum produto para o blog, mas sempre deixei claro que o que eu receber, terá uma resenha/critica (no meu caso) escrito de acordo com a minha opinião.
    Até acho o jabá válido, mas só se você deixar bem claro que é um publi, e que isso tenha a ver com seu conteúdo ou sobre algo que prejudique seu conteúdo.
    Não sabia que Jabá era o termo para isso!


    Beijos,
    Cinefilando BR - Participe do Sorteio!

    ResponderExcluir
  4. Eu a achei bem radical, afinal, tem muitos jabás que você pode sim expressar sua opinião como você mesma disse. Acho que as empresas podem sim dar algo para ela (afinal tem empresa que insiste tanto que acaba descobrindo seu endereço até por outros meios, blogueiras grandes como a Camila Coutinho sabem disso). Assim, acredito que no caso dela, ela só irá falar de algo porque realmente gostou e a imagem que ela quer passar é que dar algo a ela não irá influenciá-la, o que é correto.
    Beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. O assunto é bem polêmico, mas eu concordo com o que você colocou. Quando o jabá é de verdade, você é sincera e não vai contra os seus princípios e ideias, acho válido.

    bjs Má
    Te espero - www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, só devemos aceitar quando podemos exibir a nossa verdadeira opinião e não um texto publicitário. Beijos!

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que não tem nada haver receber produtos das empresas para testar e dar a nossa opinião. E em relação a blogueiras famosas, eu vejo muitas que fazem um marketing muito grande e ta na cara que foi tudo ensaiado (vendem sua opinião) isso eu acho feio e chato, mas quando você recebe o produto e da sua opinião sincera eu acho que não tem nada haver. (não sei se você entendeu kk, eu não sou boa pra expor minha opinião).

    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    Instagram: @lesantos17
    Por: Le

    ResponderExcluir
  8. Oie linda, tudo bem?
    Gostei muito do texto.Eu concordo com os motivos que você citou, para aceitar ou não um jabá. è chato quando você entra num blog que você confia, e você vê um texto que não tem absolutamente nada com a linguagem que a blogueira está acostumada a usar e nunca mais na vida ela toca no assunto de produto ou marca. De fato perde-se a creditbilidade. Agora quando a opinião é sincera, você conhece o produto, a empresa e tudo mais, acho justo fazer jabá afinal trabalhamos para ter esse reconhecimento né. Abraços lindona.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do tema abordado. Olha, eu não aceito jabás, já ouve propostas mas eu não gosto pois muitas vezes a empresa exige aquele texto e acabou, e eu prefiro mil vezes estar divulgando algo que gostei muito em meu blog com minha opinião de consumidora, do que divulgar algo forçado só pra ganhar uns produtinhos grátis, que muita das vezes eu posso nem ter gostado. Ultimamente nem parceiras estou fazendo.

    E eu deixo uma sinalização abaixo do posts quando falo de alguma empresa/loja explicando que não é publieditorial, se caso algum dia eu realmente me interessar por algum jabá ou parceria (que pode acontecer!) eu irei fazer uma sinalização igual dizendo ser publieditorial, porque não sinalizar dá um problema enorme se alguém perceber. Problema com PROCON e CONAR.

    Grande beijo.
    Vem me visitar?
    www.umanoiteemparis.com

    ResponderExcluir
  10. Gata,
    se a pessoa pensa em ganhar a vida como blogueira nao acho injusto receber presentes.
    Entretanto, acho importante que a blogueira seja consciente. Dar dicas que valham a pena, pq elas influenciam a cabeça de muita gente!Sem sinalizar é dificil saber se a pessoa tá postando um opinião dela ou se ta ganhando pra isso. No fim, acaba perdendo seu publico.

    beijos!

    autoapaixonada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não devemos o "jabá" então ... até porque perde totalmente o espirito do blog!

    ResponderExcluir
  12. A atitude da Jéssica está certíssima! Nós, blogueiras, precisamos prezar pela nossa imagem com nossa sinceridade e não sermos meros instrumentos de marketing barato para as empresas!

    Esmaltes da Pri

    Beijinhos da Pri!

    ResponderExcluir
  13. Desde que os seus leitores sejam avisados sobre o "jabá" não vejo problema ;)

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?