Projeto Rapunzel - Cronograma Capilar

1 de julho de 2014
Na verdade, eu demorei um pouco a decidir se faria ou não esse 'projetinho' até porque eu nunca tive problemas com crescimento do meu cabelo, pelo contrário, às vezes ele cresce mais rápido do que eu gostaria e fica até difícil manter um corte, por outro lado eu faço muitas químicas e desde o ano passado eu fiz muita danação (como descoloração) em casa sozinha o que acabou danificando meu cabelo horrores, até aí tudo bem, mas eu me desesperei quando há uns dois meses ele começou a cair mais do que o normal e tipo não é algo como a quebra, ele cai com o bulbo (tipo pela raiz) e ainda assim a louca aqui quer continuar a fazer luzes. A solução pra isso foi apresentada a mim por uma cabelereira, segundo ela eu teria de fortifica-lo antes de mais uma química e a melhor forma seria aderindo ao cronograma capilar.

O que é cronograma capilar?

É um programa de quatro semanas que reveza máscaras capilares com três finalidades: hidratar, nutrir e reconstruir os fios. O processo PODE recuperar os fios quimicamente danificados, mas não existe milagre. (Fonte: Delas)

Como funciona?

Normalmente o processo segue três etapas, cada uma com um função. Na fase de Hidratação a água que é perdida com a chapinha/secador é reposta e também impede que a umidade vá embora com a mesma facilidade. Durante a Nutrição há uma reposição de lipídios nos fios ressecados e  é na Reconstrução que a fibra capilar danificada pela química é reconstruída através da reposição de queratina, é nessa fase também que ocorre o aumento da força da fibra capilar evitando a quebra. 

Que produtos usar em cada fase?

Hidratação: Produtos que contenham Glicerina Vegetal, Álcools modificados, Extratos botânicos, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Sacaroses ou Derivados de açúcar.
Nutrição: Tudo que tiver no nome as palavras Óleo (Oil) ou Manteiga (Butter). Exemplos: Manteiga de Karité, Manteiga de Cupuaçu, Óleo de Oliva, Óleo de Coco.
Reconstrução: Produtos que contenham Queratina, Creatina, Arginina, Cisteína, Colágeno, Proteínas de origem vegetal (Ex: Proteínas e aminoácidos do trigo)
Para vocês entenderem eu vou deixar aqui em baixo o cronograma que eu vou seguir nas próximas semanas, vocês podem usar para se basear e talz.


No próximo post dessa categoria eu vou mostrar para vocês os produtos que eu escolhi para estar usando (dica esperta para quem também está pensando em começar). Mais do que um Projeto para deixar o cabelo saudável, essa categoria trata-se de mudanças de hábitos, afinal, eu não sou do tipo que tem mil e um cuidados com as madeixas. Tá mais do que na hora de mudar isso, né? (E sem shampoo bomba, porque eu morro de medo dos efeitos colaterais que pode causar).
Comentários no Facebook
18 Comentários no Blogger

18 comentários:

  1. Salvei essas dicas!
    Vou tentar fazer no meu cabelo em julho, ele anda muito quebradiço tadinho! rs

    beijos!

    autoapaixonada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta mesmo... Dizem que faz milagres, na dúvida melhor testar, né?

      Excluir
  2. Oi Dê!
    Já tive meu cabelo tão quebrado, mas tão quebrado, que só de passar os dedos, os fios se partiam ao meio. Tudo culpa de quê: a "anta" aqui resolveu sair do preto e ir direto pro loiro.. (ah se eu conhecesse os produtos que conheço hoje). Mas hoje em dia, mesmo com tintura, só pinto a cada dois meses e mantenho um cronograma "mais ou menos". :)
    Mas use o cronograma! Ele é ótimo e agente perde aquelas manias que temos e o cabelo fica mais saudavel. Depois que vira habito, ai é tranquilo.

    Beijos,
    Cinefilando Br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos... Tô esperando verdadeiro milagre dele! ;)

      Excluir
  3. Adorei o post!!

    http://fashioninthedreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, adorei a ideia do projeto. É super importante cuidar dos cabelos.
    O meu é bem oleoso então tenho que ter bastante cuidado com esse tipo de tratamento.

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Máa tem vários tipos de cronogramas para atender a todos os tipos de cabelo, esse aí que exemplifiquei é pra cabelos como o meu: quebradiços e com química. Vale a pena procurar o mais adequado pra ti, caso resolva se aventurar.

      Excluir
  5. Que legal seu projeto! Adorei as dicas! :)

    Beijos.
    K

    www.modak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar sobre esse cronograma em um vídeo da Bianca Hulmann, que é cabeleireira. Ela deu dicas de produtos bacanas para seguir esses passos e tals.
    Até fiquei com vontade de fazer, embora meu cabelo não esteja precisando muito. Mas não sabia que tinha esse nome. Acabei de cortar o cabelo, então seria bom se ele começasse a crescer mais rápido.
    Uma Questão de Estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que quando se usa o cronograma capilar agregado ao uso do shampoo bomba o cabelo cresce horrores e o melhor em menos tempo e mais saudável. Acho que vale a pena tentar!

      Excluir
  7. Amiga projeto maravilhoso
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  8. Que legal, meu cabelo também está caindo bastante, acho que vou aderir o cronograma.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim, Paula. Melhor tentar do que ficar pensando o que teria sido se tivesse tentado, né?

      Excluir
  9. Hey there! This is my first visit to your blog! We are a group of
    volunteers and starting a new initiative in a community in the
    same niche. Your blog provided us useful information to work on. You have done a marvellous
    job!

    Here is my web site :: clash

    ResponderExcluir
  10. Já fiz o cronograma capilar, e gostei muito, os cabelos realmente ficam ótimos, gostei.
    Bom flor estou de volta com o blog, amanhã tem postagem bem legal :D não esqueçe de dar uma passadinha lá taaa bjssss
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O Cronograma Capilar é maravilhoso e esta salvando meu cabelo.. Mas não pode fazer tantas reconstruções assim em um so mês. No máximo duas pq se o cabelo receber muita carga de queratina ele fica rígido e tende a quebrar. Se o cabelo estiver precisando de muita reconstrução o ideal eh fazer a cada 15 dias e depois que estiver recuperado uma vez no mês é suficiente. 😉

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome