Porque eu não tiro cutículas?? (Because I did not shoot cuticles ??)

10 de dezembro de 2014
Oi lindonas, eu sempre gostei bastante de esmaltar as garras (pelo menos desde os 12 anos), e eu não tinha o costume de tirar cutículas até que uma vez fui numa manicure e mesmo minhas cutículas sendo bem fininhas ela insistiu que caso eu removesse o acabamento ia ficar mais profissional e a mani iria durar mais tempo. 
De início ficou bem legal e eu amei o resultado, tanto que comecei a remover as cutículas toda semana por um período que durou mais ou menos 6 (seis) anos. Daí, ela simplesmente parou de atender e por mais que tivesse procurado não encontrei nenhuma que deixasse o resultado tão bom quanto ela. 
Resolvi que passaria a fazer as unhas em casa sozinha (cadê o juízo? #omg). Como eu não tinha o costume de cortar as cutículas ou manipular o alicate acabava SEMPRE tirando 'bifes' e machucando a matriz da unha e percebi que cada dia elas estavam mais fracas e não cresciam por nada, independente do que eu fizesse.
A matriz ungueal ou raiz da unha é a única parte viva da unha, e também é a região onde se encontram as células mães que produzirão a unha em si, logo qualquer trauma nessa região pode causar ondulações e outras deformidades que serão transferidas aos tecidos gerados. 

Sempre gostei de postar fotos das minhas criações esmaltísticas no Flickr e nunca tinha visto nenhuma foto que tivesse me deixado tão chocada com o 'estado' de minhas unhas como essa que tirei em outubro de 2013 e me lembro que quando postei no Instagram algumas meninas vieram falar comigo por perceberem que minhas cutículas estavam machucadas e aparentemente inflamadas, era o que eu precisava para me tocar que aquilo ali não estava certo. Decidi que ia parar de tirar as cutículas (nascia o #ficacutícula) e desde então não tirei mais.
A principio tive também de parar de esmaltar, não era necessário, mas para mim só assim eu poderia cuidar dos machucados direitinho, sabe? 
Depois de sarada, as cutículas começaram a crescer de novo e vieram mais grossas do que eu me lembrava, foi aí que comecei a usar hidratante (no começo eu usava um da Corpo e Corpo, que apesar de não ser especificamente para mãos dava um resultado e tanto)e percebi que a aparência estava melhorando aos poucos. Com o tempo fui pesquisando e adquirindo produtos mais específicos e que deram um resultado melhor ainda.
Hoje em dia, eu tô super à vontade com minhas cutículas de volta e quase imperceptíveis (como dá pra ver na foto tirada em outubro de 2014), mas claro que não tem como abrir mão de cuidados específicos. Super recomendo que quem puder abrir mão do alicate que o faça, afinal existem muitos motivos para parar com essa prática.

Motivos para parar de tirar cutículas:

  • Elas não estão ali à toa, elas possuem uma função biológica muito importante: proteger a unha da entrada de micro-organismos, removê-las completamente pode causar infecções sérias e até mudar o formato da unha (devido algum tipo de agressão à matriz da unha).
  • Se você costuma fazer unhas na manicure e não leva seu material, corre riscos muito mais sérios como ser infectada com hepatite B e C e outras doenças graves.
  • A esmaltação se torna mais fácil e rápida, a mani dura mais tempo e o acabamento fica mais perfeito, até para as leigas como eu.
  • Como não sofrem nenhum tipo de agressão as unhas crescem mais e muito mais fortes.
  • Quanto mais você tira, mais elas crescem pois o organismo envia a mensagem de que teve uma lesão naquela área e tenta regenerar para proteger, esse é o mesmo motivo que as torna mais grossas a médio/longo prazo.

Para entrar nessa 'jornada' eu recomendo usar:

  • Óleo de Malaleuca (leia mais aqui)
  • Bases Fortalecedoras (sugestão aqui)
  • Hidratante para Unhas e mãos (resenha aqui)
  • Amolecedor de Cutículas (sugestão aqui)

Diz aí: Você costuma tirar cutículas ou não? Pretende parar de tirar? O que vocês pensam sobre o assunto.. Me contem!

Comentários no Facebook
24 Comentários no Blogger

24 comentários:

  1. Também não tiro cutícula mas acabo esquecendo de hidratar, unhas com cutículas hidratadas são mais bonitas!

    SORTEIO DE UMA MÁSCARA DREAM CREAM DA LOLA COSMETICS: www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo no começo é mais difícil Natália, é só questão de se adaptar! ^^

      Excluir
  2. Eu comecei a tirar as cutículas a mais ou menos 6 meses, e tipo, tiro beeeem pouquinho, só aquelas pelinhas que deixa o acabamento do esmalte, sabe? e isso, como vi no post, é o suficiente*-*

    Bjs!

    bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos... É o suficiente sim, cuidado para não tirar muito mais por causa dos danos.

      Excluir
  3. Eu nunca tirei, acho um desperdício! Só teve uma vez que fui no salão e a manicure acabou com elas, só cutucou aonde não tinha, a partir daí elas começaram a crescer e incomodar, mas eu continuo sem tirar, vou tratar para elas voltarem a serem como antes! Seu post vai para os favoritos, é muito útil! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata sim, em pouco tempo você já vai notar uma diferença! ^^

      Excluir
  4. Que ótimas dicas! Eu sempre faço minhas unhas com a minha mamys, e quando ela atende as clientes sempre faz uso descartável dos produtos, mas é legal quando as clientes levam também.
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, sua mãe é um exemplo a ser seguido! ^^

      Excluir
  5. NÃO ACREDITO!!!! Eu também não tiro as cuticulas e quando comento isso com alguém, as pessoas jogam pedras, criticam... Fiquei muito feliz de saber que não sou só eu que não tiro as cuticulas hehe

    Beijos ♥
    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na faculdade, as meninas me criticavam porque eu tirava! É questão cultural, esse lance de tirar cutículas é mais difundido aqui no Brasil, nos EUA, por exemplo o normal é mantê-las!

      Excluir
  6. Eu quase noa tiro cuticula, rs
    adorei o post !


    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. É questão de se adaptar e de ter um pouco de força de vontade, porque no começo vai ser mesmo muito difícil!
      Xerim :)
      Visite o TL: http://www.trilouca.com/

      Excluir
  8. Eu não tiro as cuticulas, o máximo que faço é empuralas para o fundo, outra coisa, raramente pinto as unhas rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar muito tempo sem esmaltar eu já não consigo...

      Excluir
  9. Hoje eu praticamente não tiro. Só uso alicate uma vez ou outra quando a cutícula tá muto rebelde haha
    Beijos! =*
    morandocomele.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No máximo aquelas 'pelinhas' que levantam e ficam meio rígidas (algumas chegam a ponto de arranhar) aí não tem nenhum problema.

      Excluir
  10. Eu também não tiro as cuticulas. Como eu sou um ser preguiçoso rs' quanto mais tira mais rápido cresce (pelo menos a minha unha é assim) então não gosto de ficar tirando muito sabe? Beijoos =) !!

    www.nemtecontoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente assim que acontece Alana, por isso a prática mais saudável é mantê-las.

      Excluir
  11. Eu não tiro, mas preciso hidratar mais.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sentir a diferença, e depois que se acostumar fica tão automático que não conseguirá mais ficar sem hidratar.

      Excluir
  12. Tb não tiro não, prejudica demais a unha!
    ótimo post!
    Assim as meninas ficam atentas
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome