Dica: Como escolher a sua Câmera Digital (Tip: How to choose your digital camera)

28 de janeiro de 2015
Oi lindonas, o post de hoje vai ser meio grande, espero que me entendam e me perdoem, acho que me empolguei um pouco. 11 em cada 10 aspirantes a blogueiras que querem melhorar a qualidade do blog pensam em investir em uma câmera digital profissional, mas será que há mesmo necessidade de um investimento tão grande como esse?


A minha primeira câmera digital (lá em 2003) tinha 5 megapixels e para a época já era uma qualidade absurda, pra mim então que há bem pouco tempo usava câmeras comuns - daquelas que usavam rolo de filme - ela era sensacional. Eu não lembro muito bem o modelo, nem a marca, mas lembro que aprendi a usar bem fácil porque como era uma compacta as funções dela eram bem básicas e simples.

Quando migrei para a minha Nikon L10 (já falei dela aqui) eu não via muita diferença na qualidade das fotos e apesar das duas ter mais ou menos as mesmas configurações, eu não me virava muito bem com ela, com o tempo ela foi ficando obsoleta porque 5 megapixels já não era quase nada, em tempos dos 16 mega e até 16 em alguns modelos. Ainda assim eu ia levando "de boa", porque ela atendia minhas necessidades. Acabou que por algum motivo, que eu não lembro agora, ela foi ficando com as fotos cada vez mais desfocadas, e por mais que eu tentasse configurar não resolvia. Cheguei a levar numa assistência técnica para a limpeza da lente, mas me disseram que não ia valer a pena, e que era bem melhor investir numa nova.

Nessa época o blog já estava no ar, e a toda, e eu comecei a pensar na possibilidade de comprar uma semi profissional. Pesquisei bastante e achei que para as minhas necessidades a Canon T3 seria a melhor opção (tá, não a melhor opção, mas a que mais se aproximava do que eu queria e o valor que eu tinha disponível para gastar investir). 

Lembro que o caminho de volta da loja para casa pareceu ter demorado uma eternidade, porque a minha ânsia de mexer e testar tudo era absurda. Sabe o que aconteceu quando eu cheguei em casa? Me decepcionei horrores. De verdade. Sabe porquê? Porque logo nas primeiras fotos eu não vi nenhuma diferença entre as fotos dela e da minha compacta.

Peraí, será que eu gastei minhas economias pra nada? Li tanto que essa máquina devia ser 'top' quando comparada com a minha antiga, porque eu não consigo ver diferença? Aliás, a única diferença -gritante- inicial que eu pude ver era que as funções dela eram muito mais complicadas,e nossa tinha muitos, muitos botões mesmo. 

Procurei uns amigos meus fotógrafos que tinham super me indicado a Canon T3 para dar chiliquinho perguntar porque isso estava acontecendo e com calma eles foram me explicando que eu tinha dado o primeiro passo e que para ter fotos melhores eu teria de investir em outras lentes, e que de nada ia adiantar uma câmera "foda" muito boa com uma lente "meia boca" comum. 

Já tem pouco mais de um ano que comprei minha DSLR e quer saber depois que aprendi a configurar e entendi um pouco mais sobre ela vi uma diferença enorme nas fotos que eu tiro com ela, e nas que eu tirava com minha câmera antiga. E quer saber? Ainda não senti a necessidade de investir em uma outra lente, por hora a 18mm - 55mm (padrão do kit Canon) tem me deixado bem satisfeita.

5 coisas que você precisa de saber antes comprar sua câmera digital:

1. Zoom Óptico ou Zoom Digital?

Zoom óptico é feito a partir do aumento da imagem com o uso das lentes, e é o “verdadeiro” zoom. O zoom digital, por sua vez, é apenas um aumento da imagem que é vista no sensor da câmera, sem que a lente realmente traga a imagem para mais perto, melhora o enquadramento de uma foto e/ou ajuda a achar o melhor foco da imagem, mas a qualidade é inferior.

2. Qual a quantidade máxima de Megapixels para garantir uma qualidade boa?

Um megapixel é formado por um milhão de pixeis – pontos que formam imagens digitais.Com a modernização das câmeras digitais, este número significa cada vez menos: é fácil espremer megapixels em uma câmera, mas isso não quer dizer que as imagens serão boas e límpidas. Ou seja, você não precisa se preocupar tanto com a quantidade de pixels de uma câmera, mas deve ficar atento às características que vêm junto a isso.

3. Você quer uma câmera SOMENTE para gravar vídeos? 

Grande parte das câmeras modernas, inclusive algumas DSLRs, gravam vídeos. Entretanto, não é porque a sua câmera tira fotos com 10 megapixels que ela vai fazer vídeos de boa qualidade. A maior parte das câmeras têm configurações de vídeo em arquivo VGA, que grava em 640×480 pixels de vídeo, que é um tamanho muito bom para postar no YouTube, por exemplo. 

4. Foco Automático ou Manual? 

No foco automático é o sistema de lente que define o foco automaticamente antes de ocorrer a exposição, é bem cômodo, mas não muito criativo por assim dizer. Já o foco manual é você quem focaliza o assunto da foto da maneira que quiser, é o mais legal dos dois pois te dá infinitas opções.

5. Qual a sua real necessidade?

Se o seu desejo é ter uma câmera para filmar vlogs, o ideal seria optar por uma câmera pequena, e que não desfoque com o movimento como a queridinha GoPro. Se quer para tirar fotos de looks e outras coisas para o blog você pode investir em uma semi profissional (passar de uma compacta para uma profissional direto, pode ser um choque, eu sou prova disso) como a Canon SX50.

E vocês meninas que câmera vocês usam? Desejam comprar outra câmera? Pensam em investir em lentes novas?

Comentários no Facebook
22 Comentários no Blogger

22 comentários:

  1. Ótimas dicas! Mal vejo a hora de ter grana pra comprar uma câmera decente :)
    Beeijo

    marinaalessandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoreii as dicas,me ajudaram muito é serio to pesquisando uma para comprar agora!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ameeei essas explicações... tenho uma compacta, mas mais pra frente quero uma semi profissional :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  4. Eu não achei o post nenhum pouco longo! Eu to pensando em trocar de câmera, a minha é a Nikon coolpix S3100 de 14 megapixels, mas eu não acho ela ruim, ela grava em HD e tem um foco muito bom! To querendo trocar pela Canon SX50 mas to na dúvida, ela é semiprofissional e tem o visor que vira sabe? Mas sei lá, medo de ela ser pior que a minha ahha Mas curti ver seu post e suas transições, principalmente as explicações básicas haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não ficou cansativo! Procura blogueiras que usam a Canon SX50 e compara a qualidade. Sei que a Bruna Viera usa e a Taciele Alcolea já usou também! ^^

      Excluir
  5. Ótimas dicas, amei saber sobre a diferença de zoom, não sabia!
    Uso a Samsung WB350f, muito boa!

    Beijos!

    http://bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas! eu tenho uma cyber bem antiga, to precisando trocar e com certeza vou seguir algumas das suas dicas XD

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lívia! Quando trocar mostra no blog! ^^

      Excluir
  7. Eu uso uma profissional da Canon e simplesmente amo! <3
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas flor! Estou querendo comprar uma câmera nova! Valeu!!

    Bjus, Bjus amore!!

    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.blogspot.com
    Vídeo novo: http://goo.gl/SJiN0q

    ResponderExcluir
  9. Estou juntando dinheiro pra comprar uma câmera nova, e amei as dicas
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é legal, é bom que não faz dívidas! Obrigada Camila!

      Excluir
  10. Olá; muito bom seu post!
    Quando comprei minha primeira câmera (uma compacta), pesquisei bastante para poder fazer a melhor escolha. Esse fator do zoom é super importante.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Maria e o pio é que muita gente desconhece isso! Obrigada!

      Excluir
  11. Eu escolhi a minha as cegas, na verdade. Não achei nada falando sobre isso na época.

    http://www.fashionelas.com/

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome