O Google Friend Conect vai acabar??

3 de janeiro de 2016
Nas últimas semanas tenho visto algumas blogueiras reclamando que notaram uma queda brusca no número de seguidores do blog (pelo Google Friend Conect, saca?), vi até guria dizendo que o blog dela tinha deixado de ser interessante porque dentro de algumas horas ela viu uma diferença de quase 50 seguidores, mas eu sabia que esse não era o motivo, e apesar de não saber a verdadeira razão dessas 'quedas de ibope' não tinha ficado alerta porque eu jurava que era coincidência ou coisa do tipo, até que aconteceu comigo.

Antes que me levem a mal deixem-me explicar, eu sei que a quantidade de seguidores não influi nem contribui muito, pelo menos teoricamente, afinal de contas Hitler tinha milhões e Jesus Cristo apenas 12, mas quando a gente se dedica a um projeto que amamos é muito legal saber que estamos sendo reconhecidos, né? Ver uma queda de seguidores assim em poucas horas é de desanimar, passam mil coisas por nossa cabeça e tal, mas essa 'coincidência' gigantesca que aconteceu comigo e com milhões de blogueiras usuárias do Blogger tem um motivo e eu acabei descobrindo e vim compartilhar com vocês.


Acontece que o Google Friend Conect não aceita mais contas do tipo OpenID, ou seja, dentro de alguns dias só será possível seguir um blog se possuir uma conta Google sendo eliminados todos os outros, então, se você verificar esse tipo de fenômeno no seu painel do Google Friend Conect e relaxa que não é nada com seu conteúdo, muito menos teus seguidores deixaram de gostar de ti. E nada de encher a cabeça de caraminholas, combinado? 

Disponibilizei abaixo o comunicado do Blogger sobre o 'incidente' para que vocês possam tirar suas próprias conclusões.

Um aviso sobre o Google Friend Connect por Nick - Guia do Google  21/12/15
Queridos usuários do Blogger,
Em 2011, nós anunciamos que estávamos suspendendo o uso do Google Friend Connect para todos os serviços exceto o Blogger. Fizemos uma exceção para o Blogger para garantir que os leitores de blogs em nossa plataforma pudessem segui-los facilmente usando uma variedade de contas. Contudo, ao longo do tempo, notamos que a maioria das pessoas acessa o Friend Connect com uma Conta Google. Sendo assim, nas próximas semanas implementaremos algumas mudanças que significam que os leitores precisarão de uma Conta Google para acessar o Friend Connect e seguir blogs na plataforma Blogger.
A partir do dia 11 de janeiro de 2016 não será mais possível seguir blogs com o Google Friend Connect usando o Twitter, Yahoo, Orkut ou outras contas do tipo OpenId. Além disso, removeremos do Google Friend Connect os perfis de contas que não são do Google, então é possível que vocês notem uma queda no número de seguidores em seus blogs.
Recomendamos que vocês avisem os leitores de seus blogs (uma postagem sobre isso no blog pode ser uma boa ideia) que se eles utilizam uma conta que não é do tipo Google para seguir o seu blog, eles precisam então criar uma conta Google para acessar o Friend Connect e seguir o seu blog novamente com essa conta. Ao acessar o Friend Connect com uma conta do Google, os blogs passaram a fazer parte da lista de leitura deles e será mais fácil visualizar as postagens e atividades mais recentes destes blogs.
Sabemos o quanto os seguidores são importantes para todos os blogueiros, mas acreditamos que esta mudança irá melhorar a experiência dos autores e seguidores de blog em nossa plataforma.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte do Blogger
(Postagem original em inglês postada esta manhã no blog Blogger Buzz).

Vale deixar claro que essa medida trata-se apenas de um 'paleativo' a curto prazo, a ideia original do Google é eliminar de vez o widget a exemplo do que aconteceu com produtos da empresa, como o Orkut. Uma dica é investir no Google+ e incentivar os seus leitores a te seguirem por lá e até em redes sociais como Instagram, Facebook e SnapChat!

... E falando nisso, aproveita que já está aqui e segue o perfil do blog no Google+ o widget para isso tá disponível aí na sidebar, ou se preferir à moda antiga é só clicar aqui.

Me conta: Percebeu esse tipo de queda acontecendo no teu blog? Já aderiu ao Google +?

Comentários no Facebook
8 Comentários no Blogger

8 comentários:

  1. Já me tinha apercebido que à uns dias atrás perdi vários seguidores num só dia. Obrigada por compartilhar a informação.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto sobre isso , corri procurar quando vi minha lista cair tb , levei um susto enorme e sinceramente é uma sacanagem fazer isso sem soltar um aviso antes.
    Não sei porque fazem essas coisas se querem mesmo acabar com o o GFC , e querem acabar com uma coisa que creio , a maioria gosta muito!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  3. QUE HORROR. Eu perdi vários seguidores um tempo atrás e agora sei o motivo... Mas acho que o GFC não pode acabar, eu não gosto muito do Google+. Boa postagem!

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nem estava sabendo disso, porque não tive essa queda de números, então acabei nem percebendo o assunto que estava rolando sobre isso, mas bom saber que não tem a ver com os conteúdos. Um xeruh amore e feliz 2016.

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar... realmente faz sentido migrar os seguidores para as redes sociais, mas não seria mais positivo o uso em simultâneo de ambos?

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  6. apesar de eu usar o blogger confesso que mal uso essas ferramentas do google como o google + etc :/

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Nossa flor ainda bem que eu vi isso aqui porque do nado eu perdi 180 seguidores por lá ou por ai e estranhei muito.
    Agora eu entendi, que pena que vai sumir né? Era a melhor forma pra seguir um blog e ficar sabendo das novidades.
    Eu já te sigo em outras redes sociais e no G+ então fica tranquila.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier / Já conferiu minhas compras de dezembro?

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome