Dicas para escolher a profissão perfeita para você

4 de março de 2016
Quando estamos concluindo o Ensino Médio, surgem aquelas perguntas que mexem com a mente de qualquer um, "Será que agora vou saber me virar?" "O que devo fazer?" "Que curso devo prestar". Se isso está passando pela sua cabeça, fique tranquila, pois questões como essas passam pela mente de muita gente. Questões como essas não são tão simples de resolver, por isso, separamos algumas dicas para que você consiga encontrar boas respostas.


O imediatismo

A questão é "Devo fazer uma faculdade, assim que sair da escola?", a resposta é simples e complicada ao mesmo tempo: depende. Se você está tem certeza do que fazer, não pense duas vezes, simplesmente vá e faça! Agora, se você está com mais dúvidas que tudo, calma aí que você deve pensar duas vezes, ou mais. 

A verdade é que nos sentimos tão pressionados em um certo momento de nossas vidas, que acabamos achando que devemos fazer o que "der na telha", mas com profissão não é bem assim. Se você está com dúvidas quanto a escolha do curso, apenas reserve um tempo para você pensar, só você, sem opiniões de amigos, nada. 

É importantíssimo fazer uma boa escolha, simplesmente porque essa escolha poderá determinar o que você fará o resto da vida, então, pense bem e não faça nada apenas por pressão.

A preparação para entrar numa boa universidade

Além da questão da escolha do curso, também envolve a questão da faculdade, como se manter e etc. O ideal é que você se esforce para que um dia esteja dentro de uma universidade pública, isso não é fácil, mas irá te garantir uma carreira de sucesso, e te dará muito mais oportunidades.

Para que você consiga entrar numa universidade pública, não tem segredo, basta estudar. E talvez, essa seja a maior dificuldade, se você está em busca de uma vaga numa universidade pública, invista em cursos pré-vestibulares, esse é o melhor caminho para ter apoio e saber o que estudar para o vestibular. 

O bacana, é que hoje em dia temos as opções de cursos onlines e presenciais, o que pode facilitar e muito as nossas vidas. Um curso online que eu super indico é o Descomplica (veja se é bom) como o nome mesmo já diz, ele veio para descomplicar, o melhor é que eles ensinam de forma engraçada e divertida, fazendo com que você se interesse muito mais pelo conteúdo.

Tenho dúvidas sobre a faculdade, fazer cursos técnicos irá me ajudar no mercado de trabalho?

Por essa pressão que sofremos, sempre saímos procurando algo para nos ajudar, ainda mais no mercado de trabalho, já que estamos concluindo o Ensino Médio, uma opção que muita gente escolhe quando está em dúvida da carreira, mas não quer ficar parado, é fazer um curso técnico, que após a conclusão ajudaria no mercado de trabalho. Porém, será que ajuda mesmo fazer um curso técnico? Há controvérsias, se você não sabe que carreira seguir, como irá sair atirando para qualquer curso técnico? 

Por outro lado, caso arrisque isso poderá te ajudar na sua carreira. Referente ao mercado de trabalho, ele poderá te ajudar, contudo isso depende do lugar onde você mora, se o curso que você está fazendo oferece vagas na sua cidade, nem todos os cursos irão te ajudar. Então, se você estava pensando no curso técnico, mas não sabe qual, opte por aquele que o mercado de trabalho próximo a sua casa te ofereça. 

E por hoje é só! Espero que as dicas tenham ajudado, lembrem-se de nada de fazer faculdade apenas por fazer e também nada de desanimar. Você está tratando do seu futuro e isso precisa de cuidados.  

Comentários no Facebook
5 Comentários no Blogger

5 comentários:

  1. Oi Demara é uma grande decisão realmente a hora de escolher uma profissão, eu não fiz faculdade desde muito cedo tive que trabalhar e não tive oportunidade por vários motivos, mais nunca é tarde neh para poder se realizar profissionalmente!Beijos adorei suas dicas!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, cada vez está mais difícil escolher uma profissão e noto que no meio do caminho muitas pessoas acabam mudando de área!
    bjs!
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida nenhuma essa dicas são ótimas para quem está passando por isso.
    Ótimo Post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome