Como escolher uma dieta | Health

25 de junho de 2016
Muitas pessoas ( principalmente mulheres ) quando começam a emagrecer ficam na dúvida em como escolher uma dieta. Na realidade, essa concepção não passa de um mal entendido a cerca de tanta informação errada e prejudicial que foi disseminada pela mídia.



Boa parte dessas dietas como “dieta da proteína”, “dieta detox” e várias outras a longo prazo ( e inclusive a curto prazo também ) podem causar efeitos devastadores na sua saúde.

Para eliminar essas dúvidas, veja abaixo como escolher uma dieta de forma saudável.

Entendendo um pouquinho sobre nutrição


Uma dieta deve ter na sua composição os três principais macros nutrientes. São eles: carboidratos, proteínas e gorduras.

A falta de qualquer um desses três grupos costuma a acarretar problemas de saúde a longo ou curto prazo. Todos esses três grandes grupos são necessários para fazer a manutenção do seu quadro hormonal e garantir que todos os processos fisiológicos sejam mantidos em ordem para manter a sua saúde.

Além dos macros nutrientes ( ou macros ), temos também os micro nutrientes que são as vitaminas e os minerais. Quando eliminamos um ou mais dos grandes grupos de alimentos, tendemos a ter uma queda considerável de micro nutrientes na nossa dieta, que também são importantíssimos para a sua saúde. 

Quando pensamos em como escolher uma dieta todos esses pontos devem ser levados em consideração. Tem uma lista de remédios feita pelo Fimpro que pode te ajudar nesse processo.

A dieta das calorias


Essa é a dieta mais “comum”. Essa dieta consiste em descobrir o seu gasto calórico diário e a partir daí fazer mudanças no seu consumo energético para ganhar, perder ou manter peso.

Quanto contamos calorias, em um primeiro momento não há restrição nenhuma de alimentos e sim apenas de calorias – o que na realidade deve ser um dos principais pontos de como escolher uma dieta ideal para você.



Quando passamos a contar nossas calorias, percebemos que quanto mais saudáveis são as nossas escolhas, mais podemos comer e nos alimentarmos bem o que começa a criar uma reeducação alimentar a longo prazo.

Antigamente costumava-se falar em muito “trabalho” ao contar calorias. Porém, hoje temos vários aplicativos que fazem todo o calculo bastando a gente inserir a quantidade em gramas dos alimentos.

A dieta dos Pontos


Essa “dieta” é semelhante a contagem de calorias. A diferença é que são contados “pontos” ao invés de calorias, e também não há restrição de alimentos apenas de pontos.

É basicamente a mesma coisa que a contagem de calorias mais em um formato muito mais acessível e interessante para todas as pessoas que estão começando ou não querem se sentir sobrecarregadas com tantos números.



Nessa dieta, você terá a sua disposição uma tabela com vários alimentos e uma pontuação ao lado. Basta adequar a sua necessidade de pontos totais com os alimentos que você escolher e você estará seguindo para o seu objetivo ( que normalmente é a perda de peso ).

Desmistificando alguns pontos


É completamente possível emagrecer comendo o que você gosta. Tudo depende da forma como sua alimentação é administrada e isso esta intimamente ligado em como escolher uma dieta.

Importante dizer que o exercício também tem um papel fundamental na sua saúde e no seu emagrecimento e tudo depende da junção de vários fatores para conseguir seu corpo ideal.

Não caia em dietas “milagrosas” e também não faça dietas mirabolantes. Você deve saber como escolher uma dieta que consiga se adequar a seu estilo de vida e não ter um estilo de vida que é adequado a sua dieta.

Minha super dica é o vídeo da minha amiga nutricionista, a Dr Elaine Moreira sobre os alimentos ideais para cada perfil. Veja aqui!

Lembre-se: Perder peso é uma maratona e não uma corrida de cem metros.

*Post escrito por Elizabeth Johnson exclusivamente para o Trilouca.com
Comentários no Facebook
4 Comentários no Blogger

4 comentários:

  1. Dieta funciona pra algumas pessoas e pra outra não , até pq depois de alcançar o objetivo , volta-se a comer normalmente metendo o pé na jaca na grande maioria das vezes kkkkk e volta ao q era antes.
    Optei pela reeducação alimentar , pra mim está funcionando melhor e estou gostando muito. Medicamento pra emagrecer acho complicado , até os mais naturais.
    Eu por ex não posso ingerir gojy berry , sou hipertensa e quem é não pode mas isso a maioria dos sites não diz.
    Boa semana flor!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  2. Achei esse post super legal porque realmente me ajudou! Agora já sei o que escolher...

    www.antesdaprimavera.com.br

    ResponderExcluir
  3. acho que devemos fazer escolhas e trocas inteligentes para nos manter saudaveis, dieta mt restritiva pra mim nao da certo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome