Outubro Rosa : Como prevenir o Câncer da Mama

1 de outubro de 2016
Já estamos em outubro, "de cara" muita gente liga esse mês ao dia das bruxas e às famosas festas de halloween, mas esse mês (em todo mundo) vai muito além de "doces e travessuras" é o mês de conscientizar milhares de mulheres ao redor do mundo sobre a importância do auto exame na descoberta precoce e prevenção do câncer de mama, afinal de contas: mulher que se ama, se cuida hoje e sempre.

Entenda mais sobre o "Outubro-Rosa"

O movimento Outubro Rosa, que tem como ícone o lacinho cor-de-rosa, nasceu em Nova York na década de 90 durante a 'corrida pela cura' e desde o início têm o intuito de alertar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil e no mundo o movimento têm grande destaque e não é à toa uma vez que vários artistas apoiam o evento. Como forma de lembrete, durante o mês de outubro vários monumentos ao redor do mundo são iluminados de cor de rosa.


Felizmente, prevenir ainda é (e sempre vai ser) a melhor solução devido a isso recomenda-se que toda mulher deve fazer o auto exame uma vez por mês, todos os meses,  entre o 3º e o 5º dia da menstruação. A mamografia, por outro lado,  só deve ser feita por mulheres com idade a partir de 40 anos e tem de ser repetida anualmente. Mas fique ligada se você  tiver histórico de câncer na família é necessário fazer a mamografia a partir dos 25 anos de idade.

Uma forma de prevenir o câncer de mama e também outros cânceres é mantendo uma alimentação saudável. É importante deixar claro que nenhum alimento ou dieta pode impedi-lo de contrair câncer de mama, mas alguns alimentos têm a capacidade de deixar o seu corpo mais saudável, estimular o sistema imunológico, controlar o peso e ajudar a manter o seu risco de câncer de mama o mais baixo possível.


Alguns alimentos ainda podem ajudar controlar os efeitos secundários do tratamento ou até mesmo ajudar o seu corpo a ficar bem após o tratamento. Os melhores alimentos para prevenir e tratar o câncer de mama e também outros canceres são: Ômega 3 e alimentos ricos em fibras. Além disso a dieta durante o tratamento do câncer de mama deve ser de baixa gordura para reduzir o risco de recorrência, por isso recomenda-se evitar as gorduras trans, carnes vermelhas em grande quantidade e alimentos industrializados e processados. Em contrapartida recomenda-se que seja inseridas frutas em abundância uma espécie de "dieta da fruta".


Lembre-se também de não fazer uso de cigarros, álcool e outras drogas. E não tenha uma vida sedentária, pois estudos científicos têm demonstrado que as mulheres com maior peso tem um risco aumentado de recorrência da doença.

No entanto, para concluir, lembramos que você deve sempre efetuar os controles adequados para diagnosticar o câncer da mama no tempo e, no caso de dúvida, consulte o seu médico.

*Post escrito pela Prof. Rosi Feliciano do Blog da Rosi.
Comentários no Facebook
2 Comentários no Blogger

2 comentários:

  1. Parabéns por conscientizar a todos sobre o Outubro Rosa, que é um mês para que todos fiquem atentos ao câncer de mama e conheça mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome