17 novembro 2016

10 Dicas de Beleza para Pele Negra/Afro | Beauty

No dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil o dia da Consciência Negra. Essa data mostra toda a dificuldade que os negros tiverem (e ainda têm) para conseguir seu espaço em sociedade incrivelmente pré-conceituosa como a nossa. Aos poucos vemos que pessoas de pele afro tem tomado um espaço de destaque e influenciando muito mais pessoas sobre a importância deles para sociedade, exemplos que todo mundo está cansado de saber são: Barack Obama (1º presidente negro dos USA), Raissa Santana (1º Miss Brasil Negra depois de um 'jejum' de 30 anos na história do concurso), Taís Araújo (1ª protagonista feminina negra em uma novela das 18h).

Para lembrar da importância dessas meninas e mulheres negras para nossa sociedade compartilhamos nesse artigo dicas de cuidados com a pele afro. Fique atenta! Todas as informações são importantes e de muita validade principalmente se você deseja ter uma pele linda.

Raissa Santana, Miss Brasil 2016. Foto via: http://elas.gaz.com.br/

1. Entenda sua pele: Produtos naturais sem corantes artificiais e fragrâncias funcionam melhor para problemas de pele e pele sensível. Feito com produtos naturais e orgânicos, sem umidade e 100% puros são uma ótima opção para a pele sensível.

2. Crie uma Rotina de Cuidados com a Pele: Uma rotina LHT (limpar, hidratar e tonificar) básica pode não ser o suficiente para atender todas as necessidades específicas que a sua pele têm, mas já é um bom começo. Para quem tem pele oleosa é fácil encontrar em farmácias linhas de sabonetes de tratamento específico para peles afro com preço bem acessível, ou seja, não têm desculpa para não aderir já. Porém, se a sua pele está mais para seca usando óleos de limpeza facial você terá uma sensação de pele fresca, e de quebra ainda hidrata a pele.


3. Qualidade de Produtos x Preços: A pele seca ama ingredientes como o ácido hialurônico, normalmente encontrados em soros de alta concentração, mas que infelizmente são muitas vezes um pouco caros, mas lembre-se que quando se trata de cuidados com a pele a qualidade fala bem mais alto do que a quantidade e nesses casos algumas vezes o barato pode sair caro. Vale a pena investir um pouco mais para ter uma pele saudável e bem tratada.


4. Peles ricas em Melanina também precisam de Protetor Solar: E porque não precisariam? Todo tipo de pele independente de sua cor pede o uso frequente do  protetor solar! Além de proteger contra o câncer de pele, ele atua evitando o envelhecimento e escurecimento das cicatrizes de acne devido a fatores ambientais. Um bom protetor solar que não vai deixá-la com um resíduo "branco giz", uma dica da professora Rosi Feliciano é que que tem pele afro adote o uso do protetor  L'Oreal avançada Suncare  ou  sol global, uma este último foi criado exclusivamente para as pessoas negras.

5. Não abra mão de um bom hidratante: Mesmo que você tenha a pele oleosa, ainda assim deve hidratá-la! Hidratantes nutrem a pele e ajudam a prevenir rugas e proteger a pele dos elementos no ambiente. Cetaphil, CeraVe e Primeira auxílio da beleza, são marcas com hidratantes amigáveis para pele sensíveis e têm muitas opções oil-free também. Para uma opção hidratante muito acessível com FPS, tente Alba avançada.

6. Esfoliação já!:  Peles secas devem ser esfoliadas de 1 a 3 vezes por semana, já as peles oleosas precisam de uma esfoliação de  2 a 3 vezes por semana. Para a pele sensível, uma vez por semana com um esfoliante suave vai fazer uma boa diferença e não vai irritar sua pele. Se você tiver dedicação para fazer a esfoliação todas às semanas, terá uma pele radiante, limpa e hidratada. 

7. Lave o rosto assim que acordar: Dormir com maquiagem é ótimo para entupir os poros da pele. Se você dormir com maquiagem, ela pode encher sua pele de cravos e espinhas em poucos dias. Os cosméticos quando não utilizadas corretamente, podem antecipar a chegada das temidas rugas muito mais cedo, por esse e outros motivos é que é de extrema importância que a maquiagem seja removida por completo no final da tarde ou à noite.

8. Use máscaras caseiras, sim!: As máscaras são uma espécie de tratamento de luxo para a sua pele e são benéficas para todos os tipos de pele. Máscaras faciais caseiras são feitas com ingredientes 100% naturais e que podem proporcionar bons resultados, não abra mão delas.

9.  Não perca sono: A notícia não é das melhores para os amantes da noite, baladas e barzinhos. Por mais que pareça óbvio uma boa noite de sono é indispensável para uma pele bonita e saudável, além de desintoxicar o organismo o sono restaura a pela.  No período compreendido entre às 00h00min e 04h00min é extamente quando a pele está em "modo de reparo", por isso se você fizer uso de um hidratante específico para sua pele antes de dormir ela vai absorver melhor e os resultados serão bem mais rápidos. 

10. Teste várias marcas e torne-se fiel apenas a que funcionar melhor para você: Não é porque a sua Youtuber favorita ama um determinado produto, que ele funcionará e será tão bom  para você quanto é para ela. Com o avanço da tecnologia e nas pesquisas dermatológicas a indústria de cuidados com a pele está constantemente encontrando avanços ingredientes e melhorias. Lembre-se que os resultados levam tempo e é necessário uma rotina e alguma disciplina para ver os resultados!

Me conta: Você tem pele afro? Que tipos de cuidados costuma tomar diariamente? Possui uma rotina de cuidados com a sua pele?


*Post escrito pela Profª. Rosi Feliciano do Blog da Rosi.

2 comentários:


  1. Consciência Negra são todos os dias! Parabéns pela sua atitude de participar desse grande movimento.

    ResponderExcluir
  2. mt bacanas as dicas pra meninas negras, ja vou passar esse link pra algumas amigas! bom final de semana lindona!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?