01 novembro 2016

Novembro Azul - 7 Dicas para Prevenir o Câncer de Próstata

Novembro Azul  é o nome que recebe a Campanha Contra o Câncer de próstata e que acontece todos os anos no mês de novembro. A campanha chegou ao Brasil incentivada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. 



As mulheres possuem um papel extremamente importante para um bom funcionamento da campanha, pois na maioria das famílias Brasileiras são elas que cuidam de toda a alimentação e agendamento de consultas.

É importante também que elas ajudem e apoiem o homem a superar o preconceito de cuidar da sua saúde. Segundo os médicos acreditam os homens são os piores pacientes, uma vez que estão propensos a ignorar a sua saúde até quando tem uma percepção real que está extremamente doente. Com isso os homens somente descobrem suas doenças em estágios avançados, assim tendo menor chance de cura.



Dito isto, esta tendência infeliz está começando mudar. Hoje, os homens estão cada vez mais conscientes da sua saúde, principalmente quando se trata de sua próstata e a possibilidade de câncer. Aqui todas as dicas naturais para ajudar os homens a reduzir seus riscos de Câncer de próstata. 

1 - Eliminar o negativo


Primeiro, para toda a prevenção natural do câncer é eliminar aquilo que nos torna vulneráveis ​​à doença. A dieta desempenha um papel importante no desenvolvimento de todos os tipos de câncer e câncer de próstata não é uma exceção.

Para reduzir o risco de desenvolver câncer da próstata mais tarde na vida, homens de todas as idades devem eliminar o seguinte das suas dietas:

1. Carnes altamente processadas ​​e aves, principalmente as alimentadas com rações químicas, criadas em fazendas industriais.

2. A maioria dos peixes e frutos do mar, devido aos altos níveis de mercúrio e outras substâncias químicas cancerígenas.

3. Produtos lácteos pasteurizados.

4. Carboidratos com alto índice glicêmico, pão principalmente branco, massas, e qualquer coisa que contenha altos níveis de açúcares refinados.

Depois de ter melhorado sua dieta, é hora de olhar para o que você pode adicionar ao seu plano nutricional para ajudar a prevenir câncer de próstata.

2 - A vitamina D


A vitamina D é um poderoso aliado na prevenção de câncer de próstata, e estudos têm mostrado que os homens com altos níveis de vitamina D no sangue carrega 50% menos probabilidade de desenvolver uma forma agressiva de câncer de próstata. Embora a vitamina D possa ser tomada como um suplemento, e pode ser obtida através de alguns legumes, a melhor fonte é o próprio sol. 

Apenas quinze minutos por dia, estendidos ao sol, podem garantir uma produção saudável de vitamina D e reduzir muito o risco de câncer de próstata.

3 - Selenium


Este poderoso mineral é fundamental para a prevenção de diferentes tipos de câncer. Estudos têm demonstrado que os homens que incluem alimentos ricos em selênio na sua dieta são 67% menos propensos a desenvolver câncer de próstata, 58% menos probabilidade de desenvolver câncer de cólon, e 45% menos probabilidade de desenvolver câncer de pulmão.  O selênio é encontrado em castanhas, brócolis, sementes de abóbora e alho.

4 – Ômega-3 e Ácidos graxos


Enquanto a maioria das dietas recomenda que você reduza a ingestão de gorduras, você não deve seguir severamente. Ácidos graxos e ômega-3 diminuem os níveis de radicais livres no corpo, e aumenta o poder de antioxidantes na corrente sanguínea. 

Ômega 3 tem uma série de benefícios para a saúde, incluindo o combate às doenças cardíacas, aliviando os sintomas da asma, e da luta contra a depressão.

Em resumo eles ajudam a proteger contra as fases iniciais de câncer de próstata. O Ômega-3 também pode ser tomado como um suplemento, mas são melhores obtidos através de uma dieta rica em sementes de linho, sementes de cânhamo, sementes de abóbora e nozes.

5 - Boro

O boro é um mineral encontrado em muitos alimentos. Demonstrou-se para inibir o crescimento de células de câncer da próstata, ao incentivar o crescimento de células saudáveis. Estudos recentes têm demonstrado que o boro, como um suplemento, pode reduzir o risco de câncer da próstata em 50%. Boas fontes incluem: amêndoas, abacate, nozes, avelã, castanha do Pará.

6 - A vitamina K


Uma das vitaminas menos conhecidas, é a vitamina K, e pode ser encontrada em uma variedade de legumes e ervas principalmente couve, cebolinha, acelga, couve de Bruxelas, e espargos. Além de ajudar a prevenir o câncer de próstata, a vitamina K é essencial para manter os ossos fortes e um sistema cardiovascular saudável. Estudos recentes também indicam que a vitamina K pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.

O câncer de próstata é muito comum, e embora altamente tratável se diagnosticada no início, ele ainda pode ser mortal.

7 - Estilo saudável


Manter um estilo de vida saudável e chave para evitar doenças e viver com qualidade, segundo a pesquisadora Rosi Feliciano o segredo está em fazer o programa completo todos os dias: hidratação, dieta, exercício e sono. 

Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de câncer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dieta para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.


*Post escrito pela Prof. Rosi Feliciano do Blog da Rosi.

8 comentários:

  1. Gostei do post, acho que se os homens procurarem informações e lerem seu post eles saberão cada vez mais :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal, é muito importante esse incentivo para os homens, dizer que não é nenhuma vergonha e que salva vidas. Muito legal o post!
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post adorei todas as dicas e prevençãos
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso esse post, parabéns pela iniciativa.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Novembro Azul é uma campanha importante de conscientização do câncer de próstata. Parabéns pela sua atitude em mostrar um pouco sobre essa causa.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a postagem.
    Mas a maioria dos homens detestam este exame.
    Preferem esperar alcançarem a idade limite para começar a pensar nele.

    http://renatacaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?