24 setembro 2017

Unhas fracas e quebradiças: o que fazer?

Suas unhas são/estão fracas e se quebram com facilidade? Não alcançam o tamanho desejado e demoram a crescer? Acredite, esse é um problema que preocupa a maioria das mulheres. Para ajudar você a solucionar esse problema, daremos dicas neste artigo de como fortalecer as unhas fracas e quebradiças.


Nós mulheres nos preocupamos quando o assunto são unhas, pois elas fazem papel importante no visual feminino por demonstrar cuidado, delicadeza e beleza. Ter unhas bonitas, longas e fortes é o nosso desejo, mas existem fatores que contribuem para deixar as unhas fracas e para tratá-las, primeiro precisamos conhecer suas causas.

Fatores que deixam as unhas fracas 


Alimentação: As unhas são compostas da proteína queratina e necessitam de vitaminas e minerais para seu crescimento e reparação. Uma dieta pobre desses nutrientes impede que suas unhas sejam saudáveis e fortes.

Exposição: O uso de produtos como detergente, cândida e cloro, por exemplo, são prejudiciais a saúde e integridade das unhas.

Esmaltes: É triste, eu sei, mas o uso prolongado de esmaltes faz com que as unhas sofram com a sua pigmentação, e não tenham tempo necessário para se recuperarem.

Acetona: Propanona, ou acetona como é mais conhecida, é um solvente muito utilizado para remover esmaltes, porém é bastante prejudicial, seu uso constante além de ressecar as cutículas deixa as unhas mais fracas, o ideal é optar por removedores de esmaltes livre de acetona.

Doenças: Muita gente acha que é mito, mas o fato é que as unhas não são nada mais que o reflexo da nossa saúde e podem sim indicar problemas no nosso organismo. Doenças como anemia, reumatismo, má circulação e problemas com tireóide, impedem que as unhas cresçam fortes e saudáveis.

Alguns problemas de saúde podem ser revelados por suas unhas.

Dicas para acabar com as unhas fracas/ quebradiças


1. Consuma alimentos ricos em vitamina A, B e C, proteínas e minerais como ferro e zinco.
2. Para unhas fracas dê preferência aos removedores de esmalte a base de óleos, pois ao mesmo tempo em que retiram o verniz, hidratam as unhas.
3. Use base fortalecedora como o ‘casco de cavalo’. Você também pode colocar um dente de alho picado dentro de um vidro de base, e usar normalmente, pois o alho tem propriedades antioxidantes e fortalece as unhas.
4. Dê um intervalo de ao menos 2 dias sem esmalte nas unhas, para que elas possam respirar e se recuperarem do uso desse produto.
5. Você também pode fazer uso de suplementos, a base de Biotina para unhas fracas.
6. Não utilize as unhas como objeto para digitar, abrir potes ou latas de refrigerante, isso as deixa fracas.
7. Ao realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos, use luvas de borracha ou silicone.
8. Evite retirar totalmente a cutícula, elas protegem as matrizes das unhas, previnem a entrada de bactérias e possíveis infecções.
9. Mantenha as mãos, unhas e cutículas hidratadas com cremes específicos.

Meninas essas foram às dicas para fortalecer suas unhas, espero que tenha ajudado e que gostem do artigo. Caso mesmo que você realize todos os cuidados possíveis e as unhas continuem a ter problemas, procure um médico dermatologista que irá diagnosticar e descobrir o que está acontecendo.


* Post escrito por Thais B. autora do blog Esmaltecos - Unhas, Esmaltes e Cuidados.

Um comentário:

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?