Pele ressecada e quebradiça: como resolver | Health

10 de novembro de 2017


Ter uma pele macia e com uma aparência saudável é uma das nossas maiores preocupações. Os altos índices de poluição e climas mais secos são as principais causas de uma pele ressecada e rachada, porém existem outros fatores que devem ser considerados e os mais comuns são: alteração hormonal, efeito colateral de algum medicamento e abuso de substâncias químicas como o cigarro.

Por isso separei algumas dicas de como driblar esse problema e manter sempre uma pele macia e linda sem dor de cabeça nem gastando muito.

Sintomas e causas


Os primeiros sintomas de uma pele ressecada são bem fáceis de serem identificados, basta tocar a área afetada que irá sentir uma certa aspereza, além de notar que a região perdeu o brilho natural, pois a pele fica com uma aparência seca e mais esbranquiçada.

Em muitas pessoas, a pele começa a apresentar sinais de rachaduras, o que acontece principalmente e com maior frequência nas partes do corpo que movimentamos mais, com juntas e que sofrem maior atrito com superfícies, como em volta dos dedos, cotovelos e calcanhar.

Isso occorre pois essas agressões e exposição à poeira, vento e impactos, causam reações na pele e fazem com que a camada de células mortas aumente, o que gera o engrossamento da pele, seu ressecamento e a sensação de aspereza. Banhos prolongados e com água muito quente e um clima pouco úmido também ajudam a piorar o quadro. Alguns tecidos sintéticos que não absorvem nosso suor também podem colaborar para o ressecamento da pele.


Prevenção e Tratamento


Prevenir contra o ressecamento de pele não é uma das tarefas mais difíceis, porém exige uma rotina de cuidados e mudanças de velhos hábitos.

1. Beba muita água: antigamente se falava que era preciso ingerir em torno de 2 litros por dia, porém hoje já sabemos que não existe um valor fixo, você deve consumir a quantidade necessária para hidratar o seu corpo, e isso varia de acordo com o metabolismo e atividades praticadas por cada um. Não espere sentir sede para beber água, nosso corpo só “pede água” quando começa a sentir os primeiros sintomas da desidratação.

2. Use protetor solar: nossa face e mãos estão em constante exposição aos raios UV, um dos vilões mais conhecidos da nossa pele. Se expôr ao sol sem proteção adequada, além de acelerar o envelhecimento, é uma das principais causas do seu ressecamento. Escolha um filtro com fator de proteção de no mínimo 30 e reaplique a cada 3 horas.




3. Limpeza adequada: a poluição externa gruda (literalmente) na nossa pele e, em alguns casos, só tomar um banho ou lavar o rosto não é suficiente para remover aquela sujeira mais profunda. A água micelar ou um tônico são ótimos produtos para deixar a pele realmente limpa e livre de impurezas, além de equilibrar o pH já que a pele tende a ficar ácida depois de lavada. Também evite sabonetes comuns, prefira os com propriedades hidratantes, à base de leite ou glicerina. Evite loções à base de álcool ou adstringentes e prefira utilizar sabonete líquido e para peles sensíveis ao invés do em barra.

4. Hidratação potente: a hidratação é a forma mais simples de prevenir o ressecamento da pele e deve ser feita diariamente com a pele ainda úmida, para que ela absorva melhor o produto. Prefira um específico para pele seca e extra emoliente, com ingredientes como taurina, óleo de amêndoas, coco, aveia, manteiga de karité e glicerina. Escolha um creme que contenha ingredientes ativos para estimular a umidade natural da pele e formar uma barreira de proteção para evitar sua perda, retendo as substâncias hidratantes da pele.



Fatores de risco


Em algumas situações, para conseguir manter a pele macia é preciso ir além dos tratamentos estéticos. Por exemplo, alguns medicamentos são conhecidos por causar ressecamento de pele como efeito colateral, por isso é importante ler sempre a bula antes e, se houver dúvidas, consultar um dermatologista.

Outra substância química altamente prejudicial é a nicotina. Seu uso diminui significamente o fluxo de sangue, ocasionando um envelhecimento precoce e o ressecamento da pele. A fumaça do cigarro em contato constante com o rosto também é um fator prejudicial.

O ressecamento de pele também é muito comum em pessoas mais velhas, com o passar dos anos o corpo para de produzir a quantidade de óleo necessária para manter a nossa pele hidratada. Nesse caso, os cuidados devem ser ainda maiores, em algumas situações a pele fica tão sensível que qualquer contato pode virar uma ferida. Então para evitar maiores complicações,

Sendo assim, podemos dizer que a preocupação em manter uma pele macia não é apenas estética, mas também uma questão de saúde, sendo o resultado de bons hábitos e cuidados diários! Significa que nosso corpo está trabalhando corretamente e em perfeita harmonia com o ambiente externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2017 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome