01 dezembro 2017

Cetose: o que é, sintomas e consequências | Health

Você sabe o que é 'Cetose'? Saiba o que acontece ao seu corpo quando se faz uma dieta cetogênica.


Muitas pessoas que vão ao nutricionista e querem perder peso, começam uma dieta que restringe um elemento importante no organismo, como os carboidratos. 

Na ausência destes, o corpo é forçado a usar algum outro elemento para compensar a perda destes e pode ser baseado em gorduras, produzindo mudanças no corpo. 

Uma vez que você começou a dieta cetogênica, você pode experimentar alterações do mau hálito e diminuição no desempenho físico.

Essas mudanças são devidas ao seu corpo entrar em um estado de cetose, no entanto, poucas pessoas sabem que esta alteração é, por isso neste artigo falaremos sobre cetose: o que é isso, sintomas e conseqüências, antes de começar uma dieta com base em gorduras, você deve conhecer todas as possíveis alterações que possam ocorrer.

O que é cetose?


A cetose é um estado de metabólico em que o corpo é forçado a usar gorduras como fonte de energia . Essa fonte de energia é o que ingerimos e o que está armazenado em nosso corpo. 

O corpo de uma pessoa produz compostos químicos que são chamados de corpos de cetona e o responsável por gerá-los é o fígado.

Esse estado ocorre quando a pessoa não consome carboidratos suficientes e o corpo é forçado a usar o que é depositado no fígado e nos músculos e então começa a usar a gordura acumulada no corpo para ser convertida em energia e nos corpos de cetona, produzindo assim a cetose.


Cetose: sintomas e sinais


A cetose produz consequências fisicamente, então nós explicar o que seus sinais e sintomas:

Mau hálito: é um dos sinais mais característicos e conhecidos desta condição. Este mau cheiro ocorre quando as cetonas são removidas através da respiração. 
Este sinal desaparece ao sair desta dieta com base em gorduras e com escovação frequente, também é considerado o uso de goma de mascar.

Redução do apetite : muitas pessoas têm uma dieta para perder peso em que a cetose ocorre, um dos principais sinais que remete a pessoa é que ele perde seu apetite, no entanto você não tem uma causa específica para isso, o único que você conhece é que as cetonas produzem um efeito no cérebro, reduzindo o apetite.

Fadiga : a cetose produz a fadiga como um sintoma característico, devido ao fato de que ao realizar esta dieta com base em cetonas o organismo entra em um processo ao qual não está acostumado, produzindo mudanças no corpo como alterações nas funções, mas que serão então regularizadas a medida que passam os dias, é por isso que recomenda-se você faça essa dieta sob acompanhamento de um especialista.

Insônia : a cetose pode produzir alterações durante o sono, sendo um grande problema para as pessoas que possuem esse tipo de dieta. Isso é causado pela eliminação de carboidratos da sua dieta diária, uma vez que eles se acostumam com a dieta, as pessoas dizem que a insônia melhora.

Tonturas e dores de cabeça : como resultado do fato de o corpo não ter energia suficiente, isso geralmente ocorre durante os três primeiros dias.

Problemas gastrointestinais : como náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, constipação , devido a uma mudança na dieta que está ocorrendo. Estes sintomas são regularizados aos dias.

Arritmias : algumas pessoas relatam ter arritmias e é devido a uma alteração na condução elétrica do coração.

Consequências da cetose


Em geral, as pessoas que têm esse estado de cetose estão em dieta, normalmente recomenda por uma nutricionista, no entanto, a cetose também pode produzir consequências como:

Perda de peso e massa muscular: é como consequência da baixa ingestão de carboidratos, no entanto, muitas pessoas não acham isso como algo negativo porque é o resultado que eles esperam a queima de gordura quando estão sob essa dieta.

Urina com forte odor: devido à eliminação de cetonas, produzindo um mau cheiro.

Perda de cálcio: porque há um excesso de proteínas que faz com que o rim elimine mais cálcio, favorecendo a osteoporose .

Suor forte: esta consequência é normal, uma vez que os corpos de cetona também são eliminados através do suor, o cheiro desagradável é frequente.

Como diminuir o risco de sofrer de cetose


Uma das principais consequências da cetose é a pessoa perde peso, mas essa perda pode afetar sua saúde. 

Primeiro, para evitar a cetose, a pessoa deve seguir uma dieta completamente equilibrada, com pelo menos 6 refeições por dia de alimentos com carboidratos, a fim de compensar o que está sendo perdido. 

Recomenda-se comer menos calorias e carboidratos, mas não eliminá-los completamente e fazer exercícios diários.

Este artigo é puramente informativo, não temos o poder de prescrever tratamentos médicos ou fazer qualquer tipo de diagnóstico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?