
Fazer uma dieta ou começar a fazer bastantes exercícios físicos sem o acompanhamento de um nutricionista no caso da dieta, ou de um personal trainer ou alguém com conhecimentos em educação física pode ser perigoso. Agora pode me perguntar… "-Mas eu vou emagrecer?" A resposta provavelmente será sim dependendo do que está a fazer. O problema é que pode ganhar problemas maiores que o excesso de peso.
Treino sem Acompanhamento
Este tipo de treino normalmente é feito com a velha desculpa do “não tenho tempo”. Não ter tempo para ser acompanhado numa academia por alguém com conhecimentos, é uma razão compreensível, mas muitas vezes não é totalmente verdadeira.
E visto hoje em dia ser bastante fácil obter alguma informação sobre exercícios a fazer e poder comprar alguns aparelhos, as pessoas cada vez mais optam por o fazer em casa ou mesmo na academia, mas sem ninguém a ajudar.
Não é 100% certo que você irá estar a fazer algo de mal, mas existe a possibilidade de você estar a fazer alguns exercícios com uma postura errada. Isso junto com uma rotina de treino não planeada pode dar origem a certas lesões que se forem repetitivas podem até ficar permanentes.

Dieta sem Acompanhamento
Não custa muito ir no Google, escrever “dieta” e aparecer um monte de sugestões de dietas diferentes com nomes que você nem nunca ouviu falar não é verdade?
O problema é que muitas delas podem acabar por lhe fazer mal quando não são feitas com acompanhamento, visto que você acaba por exagerar em certas coisas e o seu corpo ficar sem todos os nutrientes necessários.
O mais importante numa dieta é ela ser equilibrada, e quando não o é, o seu corpo pode se ressentir.
Não estou dizendo que muitas delas não a fazem emagrecer, porque podem até fazer, algumas até bastante rapidamente.
Apesar disso existem duas coisas que normalmente podem acontecer:
* Você não ingerir muita coisa, acaba por perder também massa magra e quando parar a dieta, visto o seu corpo não precisar de tantos nutrientes você acabar por engordar logo de novo;
* Reduzir imenso o que come e de fato conseguir emagrecer muito, mas ao final de uns anos vai ver que se torna bastante difícil conseguir voltar a emagrecer, mesmo comendo muito menos;
Para aquelas que já andam nesta batalha á bastante tempo, tenho a certeza que muitas acabam por ter um destes destinos. E isso só acontece porque a dieta que fizeram não foi feita da forma correta.

Mais os Medicamentos…
Os brasileiros são dos que mais consomem comprimidos para emagrecer. Saiba que muitos deles são bastante agressivos para o seu corpo e a longo prazo podem lhe trazer algumas complicações de saúde. Pelo sim pelo não, não tome medicamentos. Você nem precisa deles mesmo…
O Que Devo Fazer?
Se tiver hipótese, procure ajuda profissional para ser aconselhada e acompanhada da melhor forma, visto cada pessoa ser um caso diferente. Se não tiver hipótese, deve fazer as seguintes coisas:
* Reduza um pouco nas porções que come nas refeições, tentando comer talvez mais refeições mas pequenas coisas, como um pequeno snack a meio da tarde;
* Comece a praticar algum exercício físico. E não tem de lhe roubar 2 horas por dia. 20 a 30 minutos por dia podem ser mais que suficientes.
* Tente evitar o consumo de gorduras e açucares, não cortando completamente;
* Evite medicamentos, especialmente quando não são naturais.
Vai ver resultados imediatos e perder 10 kg em 3 semanas? Provavelmente não. Mas… irá certamente perder peso de forma gradual, equilibrada, mudar os seus hábitos e assim quando chegar ao peso ideal irá ser 10x mais fácil mantê-lo.

PS. Outra coisa que pode fazer é tirar um curso de nutrição. Não só irá ficar a saber muito melhor sobre alimentação e o corpo humano como poderá até eventualmente tornar isso o seu emprego.
Adorei seu post
ResponderExcluirBeijinhos
CantinhoDaSofia
Facebook
Tem post novo todos os dias
Eu tenho pavor destes remédios pra emagrecer!
ResponderExcluirNão sei como a galera tem coragem... gente, é cada efeito colateral horrível que a gente escuta por aí... #medo!
Beijos!
Andréia Campos
http://petitandy.com
Gostei muito do seu post, você tem razão, nada deve ser feito radicalmente, pois não vai adiantar :/
ResponderExcluirbeijos!
http://ladydiene.blogspot.com/