Slides Postagens Recentes

Mudança de estação: como organizar um guarda-roupa funcional e cheio de estilo

23 de março de 2018

Foto via: @

Com a chegada do outono, está na hora de começar a resgatar aquele casaquinho guardado no fundo do armário, as calças jeans e jaquetinhas básicas, pois a tendência é que as noites comecem a ficar mais fresquinhas a partir de agora. Então que tal aproveitar para fazer uma limpa no guarda-roupa de vez, se livrando de peças que não usa mais e organizando suas gavetas para ficar tudo mais prático e funcional, mas ainda cheio de estilo!?

Fazendo a limpa no closet


A primeira coisa a fazer é se livrar do que não usa mais. Não se deixe levar pelo apego ou economia em uma peça nova. Separe tudo o que estiver manchado, desbotado, cheio de bolinhas, largo ou pequeno demais. O que der para ser salvo, já mande para a costureira ou encontre alternativas, aprenda como tirar mancha de base da roupa etc. Se não der mais, jogue fora, transforme em pano de chão ou doe - mas só se forem peças boas e usáveis, ok, com certeza aquele casaco que não usa há anos irá servir para esquentar alguém no próximo inverno!

Separando as roupas por categorias


Para manter seu guarda-roupa utilitário, faça uma triagem das peças em dois grupos antes de guardá-las de volta:

Uso frequente - aquelas que veste toda semana e as que correspondem à estação atual.
Pouco uso ou sazonal - roupas que você só usa em ocasiões especiais, para eventos específicos ou que não serão usadas nessa temporada (casacos pesados no verão por exemplo).

Foto via: @

Planejando a estruturação


Um dos principais passos para que consiga encontrar facilmente o que deseja no futuro e não transformar tudo em uma pilha bagunçada é pensar como tudo será organizado dentro do armário. Muitas vezes perdemos espaços que poderiam ser aproveitados ou deixamos tudo amontoado em um canto apenas.

Para evitar isso, estude a estrutura do seu guarda-roupa e veja se é possível encaixar prateleiras, se tem um espaço vazio embaixo em que pode caber uma mini-estante para os sapatos, ou tubos presos em alturas diferentes para pendurar vestidos longos e peças mais curtas etc. Invista também em estruturas móveis de armazenamento, com vários compartimentos e gavetas, e que possam ser penduradas no cabideiro.

Outro erro é tentar colocar mais coisa do que o espaço suporta, por isso aquela limpa é essencial, mas se ainda assim sobra pouco, tente procurar outras alternativas no quarto, como um gaveteiro ou caixas de armazenamento.

Preparando para colocar tudo de volta


Aproveite que o armário está vazio para tirar bem o pó, mofo, marcas e toda a sujeira. Procure colocar um desumidificador nos cantos, que vai ajudar a retirar aquela umidade responsável pelo aparecimento do bolor. Espalhe alguns sachês perfumados nas gavetas, para ter suas roupas sempre cheirosas, e considere forrar com plástico algumas prateleiras ou partes em que irá colocar itens mais delicados, como a roupa íntima.

Foto via: @

Organizando suas peças


Agora chegou aquele momento de colocar tudo de volta em seu devido lugar. Por ser uma tarefa trabalhosa, procure fazer isso com atenção e paciência, para não ter o dobro do esforço depois quando for procurar algo e fazer aquela bagunça por não lembrar onde está. Na hora de armazenar, procure:

Colocar peças que possam ser dobradas nas prateleiras, como blusinhas e camisetas casuais do dia a dia, e as empilhe em uma prateleira acessível.
Vestidos devem ser pendurados em um lugar alto ou com bastante espaço livre embaixo.
Calças jeans e leggings podem ser dobradas, já as mais finas e de alfaiataria devem ser penduradas.
Jaquetas de frio pesadas podem ser colocadas em uma caixa durante a primavera e o verão, ou dentro de sacos de linho ou aqueles à vácuo, assim, além de proteger as peças, consegue economizar espaço.
Organize as pilhas e as roupas penduradas por manga curta e comprida, estilo (casual ou de sair) e por cor.
Deixe a roupa de academia e de praia separada.
Utilize cestas ou caixas para colocar toalhas, lençóis.
Dobre calcinhas e sutiãs e os coloque em uma gaveta ou, alternativamente, utilize um separador de vários compartimentos para facilitar.

Manutenção


Depois de tanto suor, você não vai querer estragar seu belo trabalho em um dia de pressa ou preguiça, não é mesmo? Portanto procure seguir as dicas de manutenção e mantenha seu guarda-roupa organizado:

Sempre pendure as roupas de volta nos respectivos cabides e ordem após usá-las, se não for lavá-las ainda (pode deixar elas um tempo arejando, mas se exagerar, sua blusa vai acabar ficando pendurada no encosto da cadeira da sala a semana toda!).
Certifique-se sempre de que as peças estão limpas antes de guardá-las. Isso vai lhe poupar tempo e esforço. Se a roupa tiver alguma mancha, tente tratá-las o mais rápido possível - isso pois, coisas como tirar mancha de base da roupa serão mais difíceis se tiverem fixado no tecido.
Cuidado ao guardar roupas cheias de detalhes, ganchos, pedrarias e brilho junto com peças mais delicadas, de lã ou crochê, pois podem ter os fios puxados.

Seguindo essas orientações, e com um pouquinho de força de vontade, você com certeza vai conseguir manter um guarda-roupa sempre organizado e fácil de usar! Se entusiasmou? Confira mais dicas de organização aqui.

Comentários no Facebook
1 Comentários no Blogger

Um comentário:

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Publicações Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2018 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome