Slides Postagens Recentes

3 Dicas para não ser enganada nas compras online | Finanças

30 de agosto de 2018


Comprar online é uma excelente maneira de conseguir encontrar produtos a preços bem mais baixos do que nas lojas físicas, mas por vezes isso também acarreta alguns riscos.
Ao comprar pela Internet existe o risco de expormos os dados do nosso cartão de crédito a entidades não certificadas e isso é apenas um dos problemas.
Se fizermos uma encomenda num website que não é de confiança podemos receber um produto trocado ou até mesmo não chegar a receber nada.
O nosso objetivo com este artigo é lhe mostrar algumas dicas simples que todas as pessoas podem aplicar para evitar burlas ou enganos durante as compras realizadas na Internet.

Dica 1: Verifique sempre as páginas de informações e contato

Todos os sites de vendas online precisam possuir um determinado número de páginas relativas às compras e encomendas.

Algumas delas são:
Página de contato;
Política de privacidade;
Prazos de entregas;
Métodos de pagamentos;
Política de devoluções.

É importante analisar todas estas páginas antes de realizar qualquer tipo de encomenda. Normalmente estão situadas no footer dos websites, ou seja, no rodapé.
Você deve verificar que elas existem e, para além disso, deve ainda abrir cada uma delas para verificar se contém algum tipo de informações.
Recomendamos ainda que teste os números e e-mails de contato para verificar se existe alguém "do outro lado” para responder e atender a todos os seus pedidos.

Dica 2: Leia os comentários, mas tenha atenção...

Praticamente todos os sites de vendas online possuem uma secção de comentários para os clientes onde é possível darem a sua opinião em relação ao produto. Recomendamos que leia alguns comentários antes de realizar qualquer tipo de encomenda. Nele poderá verificar queixas de tamanhos que não correspondem à realidade, falta de qualidade no produto ou outros defeitos. Também poderá ver elogios ao produto e isso é o que você procura!
Vamos lhe dar apenas uma pequena dica... Existem comentários que podem ter sido feitos pelo próprio dono do website de modo a impingir aos visitantes uma falsa imagem de vários clientes satisfeitos. Uma maneira de verificar isso é ver a data de publicação. Normalmente comentários falsos tendem a serem escritos da mesma maneira, utilizando a mesma linguagem na mesma pessoa.
Outra coisa que pode analisar é a data de publicação dos comentários, se forem feitos todos no mesmo dia é provável que tenham sido feitos pela mesma pessoa.

Dica 3: Evite sites sem o protocolo de segurança

Esta parte é mais técnica, mas qualquer pessoa vai ser capaz de analisar se o site utiliza o protocolo de segurança ou não. O protocolo é chamado de SSL e isso avisa que o site tem uma encriptação segura no processamento dos seus dados pessoais.
Para verificar se um site usa SSL basta verificar se a barra do seu navegador possui um cadeado branco ou verde, tal como na imagem abaixo.


Não recomendamos que efetue qualquer tipo de compra num site isento de SSL.


Se for enganada, posso reaver o meu dinheiro?


Existem algumas coisas que pode fazer se verificar que foi enganada. Caso tenha sido burlada no cartão de crédito e verifique que ele possa ter sido clonado (alguém esteja usando ele sem a sua permissão) precisa ligar imediatamente para o banco onde o possui. Por exemplo, você verificava qual o SAC Santander ou de outro banco e ligava para um dos números dos telefones 0800 relacionado com problemas urgentes. 
No caso da sua encomenda não ter chegado e se você acha que pagou algo que simplesmente não vai receber recomendamos que apresente uma queixa local. A loja em questão será analisada pelas entidades competentes e muito provavelmente será encerrada.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se! Sua opinião é muito importante! Aproveita e deixa o link de seu blog (ou site) para que eu possa retribuir o carinho, tá?

Postagens Relacionadas
Design + Programação por Demara Soares © 2013 - 2018 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Muito Melhor Visualizado no Google Chrome